A Páscoa está próxima e, com ela, a dúvida de muitos é o que fazer para o almoço com a família. E claro, não pode faltar um bom vinho ou espumante para acompanhar as comemorações.
A jornalista e sommelière Rozangela Allves apresenta diferentes combinações gastronômicas e harmonizações da bebida para curtir o feriadão nos próximos dias.
Minha seleção de vinhos para o domingo de Páscoa já está completa. Raramente sou tão meticulosa, mas, no início do ano, degustei um branco feito com uva Encruzado que capturou minha atenção. Segurei a garrafa e imediatamente pensei na receita tradicional de Páscoa da família. Parte da minha família tem laços portugueses e, claro, bacalhau é sinônimo de Portugal, apesar do peixe ter sua origem na Noruega.
Entre todas as combinações culinárias, a Encruzado, originária da região do Dão, está no topo da lista para acompanhar o bacalhau. Sua textura e peso combinam perfeitamente com o peixe e os ingredientes robustos da nossa receita, repleta de azeite, batatas, cebolas e pimentões. Além disso, considero que Chardonnay de climas frios, com passagem em barricas de madeira, e brancos do norte de Portugal, especialmente da região do Douro, também são ótimas opções.
Enquanto explorava algumas lojas por aí, planejei o menu completo para o próximo domingo. Com o bacalhau em mente, pensei na entrada. Optei por um espumante português elaborado pela prestigiada enóloga Filipa Pato, na Bairrada, em Portugal. É seco, frutado e tem ótima acidez, além das borbulhas numerosas e intensas, que harmonizam com uma salada, ou simplesmente na hora do bate-papo antes do tradicional almoço de Páscoa.
Outras sugestões para o prato principal, é um Pinot Noir; aqui, logo me veio à mente a Vinícola Sozo de Campos de Cima da Serra, que tem taninos sutis, ideais para harmonizar com o bacalhau sem dominar seu sabor. Para os que preferem cordeiro, um Cabernet Sauvignon é uma escolha clássica e segura.
Por fim, chegou a hora de escolher o vinho para acompanhar o chocolate. Estou dividida entre um vinho do Porto para harmonizar com o chocolate, ou uma espumante moscatel, ou até mesmo um vinho colheita tardia. Tenho certeza que qualquer uma delas vai harmonizar muito bem com o chocolate, respeitando a regra de igualar ou superar a doçura do vinho em relação ao doce. Que a Páscoa seja feliz e saborosa!
LEIA TAMBÉM