A 35ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) teve o primeiro dia de exposição de marcas, empreendimentos turísticos e agências nesta sexta-feira (10). E quem aproveitou a oportunidade para divulgar as novidades e lançamentos foi o parque Mini Mundo, que comemora 40 anos de existência.
Em coletiva de imprensa, a diretoria do empreendimento apresentou que o atrativo, conhecido nacionalmente pela reprodução de cidade em miniatura, com minihabitantes e réplicas de pontos e prédios históricos do País, terá novas construções. Uma delas foi inaugurada no estande do parque.
Quem ganhou vida na escala 24 vezes menor do que o mundo real foi a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, conhecida como Palácio Pedro Ernesto. Outros elementos e prédios da Praça Floriano também devem agregar a construção. A nova réplica tem instalação prevista no Mini Mundo para 2024.
“É o primeiro do Rio de Janeiro. Eu diria que ele não é muito extenso, mas é o mais desafiador”, justifica o diretor Guilherme Höppner.
Quem participou do ato de lançamento foi o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. “Queria agradecer por essa homenagem linda, esse prédio é histórico e fica na Cinelândia. Quando o Rio era capital, e Guanabara era o Estado, funcionava a Assembleia Legislativa estadual. É uma honra, um prédio onde muita coisa do Brasil aconteceu nesse prédio, com grandes eventos políticos e manifestações que mudaram a história. Ele retrata com uma fidelidade incrível esse prédio histórico, onde tanto da nossa história aconteceu ali”, parabeniza.
Ainda, outros pontos históricos da cidade que abriga o Cristo Redentor farão parte em uma trilogia, onde devem ser elaborados e são estudados pela equipe. Somente nesta última réplica, 25 profissionais foram envolvidos na oficina, desde a o desenvolvimento até a construção. Engenheiros, arquitetos, paisagistas e artesão estão entre os trabalhadores que participaram.
40 anos
Durante o fim de 2023 e ao longo de 2024, diversas ações marcarão a história das quatro décadas do Mini Mundo. Os 40 anos serão completados em dezembro deste ano. Uma das atividades para marcar as felicitações será o lançamento de uma websérie, com 12 capítulos. Denominada “O Legado – Mini Mundo”, será disponibilizado ao público um episódio por mês.
Outra novidade diz respeito à revitalização do parque, principalmente, do castelo de entrada original, que passa por obras, como de acessibilidade. A ideia é que a estrutura seja entregue repaginada no próximo ano, até o mês de julho.
O projeto Aluno Nota 10, que teve uma pausa em 2020, também está sendo repaginado.
Mini Mundo além de Gramado?
A direção também foi questionada sobre uma possível expansão do parque, com novos empreendimentos pelo Brasil. “É um desafio mantermos o que a gente já tem. Mas, nunca diga não. Não temos esse foco hoje, mas claro que estamos abertos”, afirma Guilherme.
Sobre o parque
O parque já passa por três gerações da família Höppner e iniciou a partir do desejo de um avô construir uma casinha de bonecas e um trenzinho para os netos. Na época, a construção esteve relacionada com o Hotel Ritta Höppner, que fica junto ao atrativo.
“Na época não havia muitos atrativos em Gramado, além dos naturais, como Lago Negro. A inauguração foi em 15 de dezembro de 1983 e isso ocorre junto com o desenvolvimento do turismo de Gramado. Temos muito orgulho de fazer parte da história e continuar contribuindo nos tempos atuais”, comenta a diretora Jussara Höppner.
São cinco mil metros quadrados de área construída, mais de 3 mil habitantes, mais de 200 edificações e dezenas de réplicas nacionais e internacionais, além de 110 funcionários que se dedicam ao local. De acordo com o diretor e filho de Jussara, Guilherme Höppner, o parque possui dois quilômetros de ruas e um quilômetro de trilhos de trem.
O empreendimento, conta, inclusive, com um plano diretor, para que as “obras” que são feitas – as novas réplicas e mudanças – estejam de acordo com a cidade e com a vontade dos minihabitantes. “O plano orienta o crescimento. Mas o Mini Mundo ainda tem área para crescer, temos 17 mil metros quadrados disponíveis ainda, com área verde e serviços complementares”, pontua o diretor Guilherme.
A comunidade em escala menor tem atividades que reproduzem situações do dia a dia. Em janeiro, por exemplo, costumam fazer o censo da cidade. Ainda, no próximo ano haverá eleições para prefeito, quando os pequenos moradores votam – com a ajuda dos visitantes. A atração conta também com um jornal, que pode ser conferido pelos turistas com as atualizações do que ocorreu nos últimos dias no minimunicípio.
O Mini Mundo funciona todos os dias, das 9 às 17 horas. Ele fica localizado no bairro Planalto, na Rua Horácio Cardoso, 291.
LEIA TAMBÉM