Uma sessão especial realizada na Câmara de Vereadores destacou projetos urbanísticos e ambientais que estão sendo elaborados em Gramado. O encontro teve a participação dos secretários municipais do Planejamento, Urbanismo e Publicidade e do Meio Ambiente, Rafael Bazzan Barros e Cristiane Bandeira. Entre os assuntos abordados estiveram o Parque das Orquídeas, a construção de um novo Centro Administrativo e de um novo hospital.
Pelo Planejamento, Bazzan destacou que o Município está adquirindo terras no Parque das Orquídeas e enfatizou que estas áreas em negociação são de extrema importância para que possibilite a conexão do parque ao Centro.
Ele também detalhou a execução do Plano Diretor aprovado no Legislativo, seguindo as diretrizes apontadas pelas assessorias contratadas pela Câmara, e falou sobre o trabalho de planejamento para construção do novo Centro Administrativo em uma zona designada como Área de Interesse Público e Comunitário Institucional, com o objetivo de descentralizar atividades administrativas do Centro, assim como a construção de um novo hospital, também com o intuito de descentralizar as atividades médicas.
O secretário apresentou o Concurso Lago Joaquina Rita Bier, falou sobre a Operação Urbana Consorciada Lago Negro, regularizações fundiárias e a ampliação da fiscalização acerca das abordagens e panfletagens em Gramado.
“Nos preocupa muito essa questão, o presidente desta Casa (Celso Fioreze) tem apontado esse problema de forma muito pertinente. Estamos propondo algumas modificações no Código de Posturas e a própria Lei de Publicidade do Município regulamentando as abordagens através de decreto que deve sair ainda essa semana. Entendemos que a legislação precisa ser um pouco mais dura”, adiantou Rafael Bazzan.
Liderando a pasta do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira destacou a gestão da Secretaria em relação ao crescimento sustentável da cidade. Entre as ações práticas, a SMMA trabalha baseada em três eixos: a educação ambiental, o monitoramento e fiscalização ambiental, e controle e licenciamento ambiental.
Entre os números abordados por ela, expôs que o setor realizou 91 resgates de 132 animais silvestres neste ano até outubro, emitiu 69 autos de infração e 249 notificações, recebeu 283 pedidos de fiscalização via Fala Cidadão e atendeu 246. Foram, também, ao todo, emitidas 63 licenças ambientais.
“Assim vamos construindo políticas, programas e ações de planejamento estratégico, social, econômico, cultural e ambiental. Desenvolvimento socioambiental e econômico se faz com transformação de conceitos, observando as demandas da cidade e através de um movimento local, regional e nacional”, destacou a secretária.
Além do vice-presidente Rodrigo Paim, que conduziu os trabalhos na ausência do presidente Celso Fioreze (PSDB), participaram da sessão especial os vereadores Gérson Pena e Renan Sartori (MDB), Professor Daniel (Partido dos Trabalhadores), e Joel Reis, Neri da Farmácia, Rosi Ecker Schmitt e Volnei da Saúde (Progressistas).
LEIA TAMBÉM