abc+

NOS PRÓXIMOS DIAS

PARQUE DA NASA: Astronauta que pisou na Lua estará na inauguração em Canela

Charles Duke participará de première na terça-feira (9) no Space Adventure. Já na quarta-feira (10), empreendimento abre ao público em geral e moradores da região terão desconto

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 05/05/2023 às 10h:14 Última atualização: 06/03/2024 às 10h:24
Publicidade

O lançamento do Space Adventure, em Canela, conhecido como Parque da Nasa, para o público em geral está previsto para a próxima semana, na quarta-feira (10). Um dia antes, na terça-feira (9), ocorre a première com o astronauta Charles Duke, de 87 anos, um dos 12 homens da história que pisou na Lua. Ele foi em 1972, como piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo 16.

Parque da Nasa, em Canela, será inaugurado nos próximos dias



Parque da Nasa, em Canela, será inaugurado nos próximos dias

Foto: Space Adventure/Divulgação

Moradores de Gramado e Canela que desejam visitar o empreendimento a partir da inauguração têm desconto de 40% na compra dos ingressos direto na bilheteria, mediante a apresentação de comprovante de residência e válido para quatro pessoas da mesma família (cônjuge e filhos).

O parque temático, localizado na RS-235, no antigo prédio da Sinoscar, contará com mais de 300 objetos originais da Nasa, utilizados em missões espaciais, 4 mil metros quadrados e tem investimentos em torno de R$ 30 milhões. O acervo será constantemente renovado, a partir de um acordo que foi firmado entre o empreendimento e a agência espacial americana pelo período de 10 anos.

O local contará com um planetário de última geração, que terá projeções do sistema solar em 8K e espaço para até 133 pessoas. Ainda, na frente do parque, há uma espaçonave de 35 metros de altura. É a réplica do Apolo 11, missão que levou o homem à lua, em 1969. O objeto teve investimento de R$ 1 milhão.

O que o visitante encontrará

 Os visitantes encontrarão uma imersão ao mundo espacial durante a visitação ao Space Adventure. Uma simulação de ambiente lunar, por exemplo, com um pé-direito de 12 metros de altura poderá ser conferido. Um “buggy lunar”, veículo de quatro rodas, um elevador que simula a movimentação e a chegada na rampa de lançamento dos foguetes são atrativos. 

A área de exposição terá uma das maiores coleções de artefatos originais da Nasa, reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial Cosmosphere de Hutchinson e Kansas, referentes aos projetos Mercury, Gemini e Apollo. 

Entre os objetos que estarão na mostra, um motor de foguete, uma réplica fiel de cápsula lunar, mesas de comando e trajes espaciais são alguns dos itens. 

Mas o futuro também será apresentado ao público: os desafios para chegar a Marte, nova geração de espaçonaves, veículos e robôs são temas presentes. O Programa Artemis, que vai realizar missões tripuladas para a lua em 2024 poderá ser conhecido em detalhes, assim como os Rovers (mistura de robôs com carros), o Oportunity (que terá uma réplica exposta do que esteve em Marte) e o Viper. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade