O Palácio dos Festivais, em Gramado, está mais perto de voltar a ter sessões de cinema. O espaço, que abriga o maior evento voltado à sétima arte do Brasil, o Festival de Cinema de Gramado, não tem exibição de filmes comerciais à comunidade desde 2020. Mas isso pode mudar, pois há tratativas para que o GNC Cinemas transforme o local em um complexo cinematográfico.
A empresa está presente em seis cidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, operando um total de 50 salas de cinema. Como exemplos as dos shoppings Iguatemi, em Porto Alegre, e Villagio, em Caxias do Sul.
Ainda não há um contrato assinado, mas a ideia é que o GNC preste assessoria, consultoria e orientação ao Cine Embaixador, proprietário do Palácio dos Festivais, nessa transformação, construindo salas com tecnologia de última geração e programação com filmes de lançamento em nível nacional.
O GNC já demonstrou interesse em participar do negócio e a expectativa é que, nos próximos seis meses, o contrato seja firmado e que o projeto seja detalhado. Inicialmente, serão 120 meses de contrato, ou seja, dez anos.
Apesar de contar com um conselho para a tomada de decisões, a Prefeitura de Gramado tem o intuito de se tornar acionista majoritária do Cine para ter poder sobre a gestão. Para isso, desde 2022, investiu mais de R$ 4 milhões na compra de ações.
Segundo dados da Secretaria da Fazenda, em 2022, o Município era proprietário de 11,06% das ações. Em 2023, foram adquiridas mais 20,47%, totalizando 31,53%. O objetivo, entretanto, é conseguir, pelo menos, mais 18,47%.
“Nós queremos ter opções para teatro, música e outras ações do Festival de Cinema durante o ano. Que possamos transformar o cinema em um espaço cultural, ter filmes comerciais, mas também um cineclube”, disse em entrevista à reportagem, no mês de junho deste ano, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
LEIA TAMBÉM