LEGISLATIVO
Oposição confirma nome de vereador para compor chapa para presidência da Câmara
Votação para eleger a próxima mesa-diretora ocorrerá na sessão ordinária do dia 11 de dezembro
Última atualização: 27/11/2023 13:02
Foi protocolada a primeira chapa para gestão da Câmara de Vereadores de Gramado em 2024. O nome de Cícero Altreiter (MDB) é confirmado como candidato a presidente. Em outubro, o PSDB, corroborado pelo atual presidente da Casa, Celso Fioreze, emitiu uma nota oficial com o posicionamento do partido, que apoiaria o emedebista.
Além de Cícero, compõe a chapa 1 o vereador Professor Daniel (Partido dos Trabalhadores), como vice-presidente, Renan Sartori (MDB) como primeiro-secretário e Celso Fioreze (PSDB) como segundo-secretário.
A votação para eleger a próxima mesa-diretora ocorrerá na sessão ordinária do dia 11 de dezembro.
O Jornal de Gramado entrou em contato com a líder de bancada do Progressistas. Ela afirma que, "a princípio a situação não montará nenhuma chapa".
Sobre a decisão
De acordo com Fioreze, a decisão está ancorada na continuidade do trabalho que vem sendo realizado desde 2021. O entendimento foi de que uma mudança poderia ocasionar uma ruptura nesta continuidade.
“Após muitas reuniões e construção com os partidos que integram o Poder Legislativo, chegamos à conclusão que se deve ter uma continuidade nas ações administrativas desenvolvidas nos últimos anos, as quais já proporcionaram muitas melhorias tanto no trabalho interno, quanto para nossa comunidade”, declara Celso Fioreze.
O posicionamento causou polêmica entre os parlamentares e integrantes de partidos, pois, no início da legislatura, em 2021, uma acordo interno entre os vereadores havia definido que, a cada ano, um representante dos quatro partidos assumiria a presidência.
Assim, no último ano de gestão, seria a vez do Progressistas, que ainda não liderou a Casa. Com a escolha do PSDB pelo MDB, o último partido assumiria pela segunda vez o cargo, já que em 2022, Renan Sartori foi o emedebista presidente. Em 2021, Professor Daniel (PT) foi o primeiro da gestão.