FROZEN NA SERRA
ONDA DE FRIO: Gramado tem -4°C em termômetro e presença de geada em pontos turísticos
Conforme previsão do tempo, máxima não deve passar dos 9°C neste domingo
Última atualização: 30/06/2024 09:48
O último domingo de junho (30) é marcado pelo frio intenso e presença de geada forte na Serra gaúcha. O que era esperado pela previsão do tempo, tornou-se realidade. E quem acordou cedinho, teve a oportunidade de conferir as mínimas abaixo de zero grau e a camada de gelo que se formou pelos campos verdes, grama, telhados e até mesmo cadeiras e bancos de madeira.
Em Gramado, por volta das 7 horas, turistas com gorros, casacos de lã e cachecóis se aglomeravam no termômetro em frente à Igreja São Pedro. Ali, a temperatura marcava -4°C. As fotografias no local não podiam faltar. O jardim da paróquia também ficou branquinho da geada.
Até mesmo fontes de água congelaram, devido ao frio intenso. Na Fonte do Amor Eterno, na área central, uma camada de gelo se formou sob a água. O mesmo ocorreu em outra estrutura, também no Centro da cidade. Os jatos construíram, inclusive, um caminho congelado.
Quem passeava pela maioria dos pontos turísticos encontrava a geada. Na Praça das Etnias, telhados das casinhas brilhavam com o sol refletindo o gelo. Verduras e hortaliças também congelaram. No Parque Carrieri e Lago Joaquina Rita Bier, a geada chegou de forma mais ampla e forte. No Lago Negro, por volta das 8 horas ainda tinha gelo, mesmo com a presença do sol, em bancos e na grama. Por lá, o termômetro digital marcava -2°C.
Na RS-235, próximo à concessionária Fiat, local onde há restrições no trânsito devido às chuvas, a água na pista se transformou em gelo. É preciso cuidado redobrado nesta manhã ao trafegar pela localidade. Não há registros de acidentes.