Nesta quarta-feira (10), o nevoeiro em plena tarde chamou a atenção de moradores e turistas em Gramado, na Serra gaúcha.
Por volta das 15 horas, havia pouca visibilidade e os termômetros marcavam 18ºC. Cenário de inverno em pleno outono. A meteorologista Estael Sias, de MetSul Meteorologia, afirma que dias de neblina ou nevoeiro são comuns no Rio Grande do Sul nesta época do ano.
De acordo com a especialista, o que causa o fenômeno e o torna comum nesse período é a ocorrência de inversão térmica, que proporciona a formação de nevoeiro e neblina. “Havia ar quente nos baixos níveis da atmosfera como uma inversão térmica quando ar em superfície está mais frio que logo acima”, explica sobre a formação da neblina em Gramado nesta tarde.
Em suma, o fenômeno acontece quando o ar mais quente começa a ingressar em níveis mais altos da atmosfera na parte final da atuação de uma massa de ar frio, gerando temperatura mais alta em altitude do que em superfície, quando o normal é a temperatura diminuir à medida que a altitude é maior.
LEIA TAMBÉM