INVESTIMENTOS
Novo posto de saúde do bairro Moura é inaugurado em Gramado
O espaço, entretanto, deve ser aberto à comunidade nos próximos dias, após liberação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI)
Última atualização: 06/04/2024 09:52
O novo posto de saúde do bairro Moura foi entregue e inaugurado de forma oficial pela Secretaria da Saúde de Gramado na sexta-feira (5). O Centro de Saúde Vereador Eugenio Hencke fica localizado na Rua Josias Martinho, n° 500, no bairro Moura, e atenderá moradores dos bairros Dutra, Mato Queimado e região.
A obra de edificação foi concluída nesta semana e entregue à comunidade local em cerimônia realizada no final da tarde.
Com 890 metros de área construída, o espaço conta com salas amplas em uma estrutura modular completa. O investimento foi de R$ 5,1 milhões, incluindo a instalação dos módulos, redes elétrica e hidrossanitária.
O secretário de Saúde, Jeferson Moschen, lembra que a unidade substituirá o espaço que funciona junto à Escola Municipal Dr. Carlos Nelz - Caic, permitindo assim a criação de novas salas de aula na instituição.
“Essa estrutura física possibilitará que a comunidade local seja beneficiada com diversos serviços de saúde, contando com profissionais de diferentes áreas e fácil acesso aos moradores”, avalia Moschen. O nome do Centro de Saúde é uma homenagem a Eugenio Hencke, ex-vereador e morador do bairro Moura que contribuiu com a cidade de Gramado.
O espaço ainda receberá ajustes finais e a perspectiva é de que inicie o atendimento à população nos próximos dias, após deliberação da Vigilância Sanitária do Município, em conjunto com a Estadual, assim como a liberação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) por parte do Corpo de Bombeiros.
Serviços
O posto de saúde receberá serviços que atualmente não possui. Área destinada para farmácia, fisioterapia preventiva (aquela que reforça a musculatura) e curativa são algumas das que serão ofertadas.
De acordo com o secretário Jeferson, o local receberá três Estratégias, para oferecer melhor atendimento à região norte do município.
Na prática, isso significa que a infraestrutura será parecida como a que hoje o bairro Várzea Grande possui.
"Serão três médicos, três dentistas, enfermeiro, 40 horas, e com sala de vacinas", diz.