Uma das mais tradicionais marcas de chocolate de Gramado, a Lugano, trabalha na expansão do seu portfólio de negócios. Após abrir em novembro de 2023 o Mundo Lugano, que concentra um parque de diversões com gastronomia, a partir de fevereiro de 2025 terá a Casa Lugano. O empreendimento ficará localizado na antiga loja da Paquetá Calçados, no coração da cidade, na Rua Coberta.
O espaço foi locado ainda no início deste ano, em fevereiro. Porém, o projeto da fachada levou quatro meses para aprovação. Com a questão das chuvas, as obras iniciaram há alguns meses e já estão em andamento. O investimento é estimado em R$ 25 milhões.
LEIA TAMBÉM: Vai ter fogos? Saiba como serão as comemorações e chegada de 2025 em Gramado
A pedra fundamental foi lançada em evento no fim da tarde da quinta-feira, dia 21. Autoridades e convidados puderam conhecer o projeto do estabelecimento, que promete chamar muito a atenção dos visitantes e de quem passar pela localidade.
Infraestrutura
Serão três andares de Casa Lugano, conforme o empresário e diretor comercial da marca, Guilherme Luz. “Vamos ter um telhado de vidro imponente, uma oliveira no terceiro andar de 500 anos e que pesa 11 mil quilos, onde um bar vai ser montado em volta dela. Vão ter diversas surpresas” revela.
Serão 1,6 mil metros quadrados, com três restaurantes, bar que deve ser assinado por profissional do Peru, loja, adega e mini fábrica de chocolate. A capacidade total será para até 320 pessoas. “A proposta é trazer um complexo gastronômico que Gramado não tem”, diz.
SAIBA MAIS: Corpo de Bombeiros descentraliza atendimento com mais um posto na entrada de Gramado; veja como funciona
Na gastronomia, os cardápios serão assinados por chefes estrelados, entre eles, Diego Lozano, jurado do Master Chef e já eleito como o melhor chef chocolatier do Brasil.
No primeiro andar e com mesas na Rua Coberta, será um ambiente moderno, com a tradição da comida italiana. Já no segundo piso terá um setor de patisserie, com panificação e pizzas napolitanas, além da fabricação e venda de chocolates.
Por fim, o terceiro andar terá estrutura moderna, com pratos à la carte e fondue, que deve ser diferenciada, ainda, do restaurante da Rua Torta.
A fachada ganhará um estilo diferenciado. “Este é um dos primeiros prédios de Gramado, tem 54 anos, então vamos revitalizar o lado externo, e toda parte interna está sendo feita do zero”, explica Guilherme.
Retomar turismo
As expectativas da Lugano são altas para o novo estabelecimento, após tantos desafios. “Estamos empolgados. Tivemos quatro anos difíceis, com dois anos de pandemia, onde o auge foi na Páscoa. Aí em 2022 começamos a nos recuperar e ano passado já com acontecimentos climáticos, o turismo foi afetado. E quando estava novamente retomando, em maio houve essa catástrofe”, lamenta o empresário.
A marca exportou, neste ano, 22 contêineres de chocolate para os Estados Unidos e Canadá. No País, está com 170 lojas e presente em todas as capitais.
LEIA TAMBÉM