abc+

REGIÃO DAS HORTÊNCIAS

Nova gestão do Sindmobil quer alavancar setor e ter reconhecimento pela produção de móveis de qualidade

O empresário de Gramado Felipe Werpp é o novo presidente da entidade; confira a entrevista

Mônica Pereira
Publicado em: 07/07/2023 às 10h:49
Publicidade

“Queremos ser reconhecidos como uma cidade que produz móveis de extrema qualidade”. A fala é do novo presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Região das Hortênsias (Sindmobil), Felipe Werpp. A diretoria, empossada na quinta-feira (6), fica à frente da entidade até 2025.

Felipe Werpp é o novo presidente do Sindmobil



Felipe Werpp é o novo presidente do Sindmobil

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Para o novo gestor, o trabalho nesse período terá algumas missões: resgatar o espírito cooperativista do setor e alavancar os negócios.

A nova diretoria é composta também pelo vice-financeiro, Paulo Roberto Marques, da Farm Home Móveis, pelo vice-industrial Bernard Masotti, da Madeira Nativa Móveis, e pelo vice-comercial Junior Marques, da Marques e Marques Móveis.

 

Desafio

O presidente comenta que aceitou o desafio porque entende que é preciso contribuir com a comunidade. “E isso pode ser com conhecimento, ideias, representatividade de qualidade. Tudo isso me motivou”, pondera.

Há 23 anos no setor moveleiro da região, Felipe é diretor da Móveis Hasam, no mercado gramadense há 13 anos, e também da Hasam Incorporações. Com a experiência nos dois segmentos, atesta que é possível uma união. “Queremos trazer toda a indústria de Gramado para junto do sindicato para que gente possa gerar riqueza e fazer a diferença”, ressalta.

Atualmente, conforme dados do Sindmobil, a entidade conta com 24 fábricas associadas e o setor emprega cerca de 1,5 mil pessoas. “Vamos buscar resgatar a importância do sindicato para todos os associados, trazendo benefícios, novas tecnologias. Vamos fazer com que os empresários elevem ainda mais a qualidade dos móveis produzidos na nossa região”, prospecta o presidente, que quer reformar a sede da entidade, localizada no Centro Comercial das Hortênsias, ao lado da Prefeitura de Gramado.

Automatização

Felipe salienta que o mercado moveleiro de Gramado tem perdido força para outras cidades do Estado e também regiões do País, pois as questões logísticas acabam encarecendo os produtos, sem falar na falta de mão de obra local.

“Tínhamos uma representatividade muito forte há alguns anos. O pessoal veio aqui, viu como a gente produz, copiou e se beneficiou disso”, ressalta. No caso da Hasam, que tem 42 funcionários, os principais clientes são de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Norte do Brasil.

Como uma forma de aumentar a produtividade, Felipe conta que está investindo em uma indústria 4.0, com o lean manufacturing, que é um sistema de gestão automatizado, que melhora a eficiência e reduz erros da produção.

Para isso, arrematou a área da antiga fábrica da Chocolate Do Parke, no bairro Várzea Grande, e está ampliando a sede. Ainda segundo o empresário, o movimento trará benefícios aos empregados, que serão treinados para atuar em outras áreas.

“Hoje, o lixador, por exemplo, que está ganhando o teto do salário da categoria, vai receber de três a quatro vezes mais nos trabalhos externos, na entrega ou montagem dos móveis”, corrobora. A expectativa é que em um ano a fábrica robotizada esteja em pleno funcionamento.

Casa Show


Gramado Casa Show ocorre na Rua Coberta



Gramado Casa Show ocorre na Rua Coberta

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação


Uma das ações do Sindmobil durante o ano é a organização do Gramado Casa Show, evento que leva empresas do município para a Rua Coberta. No local, podem expor suas novidades e produtos e conquistar novos clientes. Felipe pretende ampliar essa participação e crescer a feira.

A edição deste ano encerra no domingo, dia 9. A mostra abriu ao público no dia 2 de junho e funciona diariamente, das 10 às 20 horas.

“Nossos expositores estão felizes com a quantidade de público e com os inúmeros negócios que serão fechados também após o encerramento do Gramado Casa Show. Como organizadores, estamos contentes”, avalia o antigo presidente do Sindmobil, Paulo Marques.

Exposição no Centro de Gramado

A 17ª edição do evento está sendo apresentada pelas empresas Bracci, Farm Home, Hasam, Lustro, Masotti, Racine, Sofisticare, Benetti & Model, Ultramax, além da exposição da Hasam Incorporadora e Super Carros.

“Tudo aqui exposto é simplesmente incrível. As peças são bem produzidas e cada uma mais bela do que a outra”, destaca o turista Mário Farias. “Da vontade de casar novamente e revolucionar o enxoval”, brinca Luiza Farias.

“Como é a nossa primeira participação, a expectativa é bem alta, sabemos da quantidade de pessoas que circulam na Rua Coberta, e essa prospecção de clientes interessados em marcenaria sob medida e design de interiores é muito importante”, avalia o representante da Sofisticare Móveis, Diego Abbade.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade