abc+

FRIO

Nevou em Gramado? Vídeo viraliza nas redes sociais sobre possível fenômeno

Imagens geraram debates se era neve, chuva congelada ou garoa; geada está prevista para próximos dias

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 29/05/2024 às 12h:53 Última atualização: 29/05/2024 às 12h:53
Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na terça-feira (28) que havia um alerta para possibilidade de neve, em municípios dos Campos de Cima da Serra e de Santa Catarina.

O tempo fechado, aliado ao frio, também deixou com expectativas moradores e turistas da Região das Hortênsias, mesmo com chance praticamente zerada, de ocorrer o fenômeno.

Vídeo viralizou com possível queda de neve no interior de Gramado



Vídeo viralizou com possível queda de neve no interior de Gramado

Foto: Turistche/Divulgação

O dia foi marcado por chuva fina, neblina e temperatura que não passou dos 5,8°C em Canela, segundo dados oficiais. A sensação térmica, devido ao vento, era ainda menor: em torno dos 3°C.

Com o clima úmido, um vídeo viralizou nas redes sociais na terça-feira (28). A gravação foi feita no interior, na Serra Grande, entre Gramado e Igrejinha, por volta das 10h30. 

Rafael Engelke, responsável pela filmagem, afirma que não foi chuva congelada. “Foi uma neve bem fina, tímida, não chegou a acumular no chão. Mas foi uma neve, não uma chuva acumulada como falam”, conta. 

Conforme o profissional do segmento turístico, o fenômeno “durou em torno de 20 minutos, meia hora”.

Foi neve?

Apesar de não ser confirmado se era neve, a gravação rapidamente ganhou compartilhamentos. 

Com o vídeo viralizado, também houve o debate: afinal, nevou ou não na Serra? Para alguns, houve chuva congelada. “Acho que isso é chuva congelada só”, diz um comentário. “Deve ser chuva congelada, às vezes precede a neve, na última vez foi assim”, reitera um segundo seguidor.

Outros acreditam se tratar da garoa misturada com o vento. “Não é neve, é garoa fina com vento”, opinam espectadores.

Para muitos, a expectativa é que essa possibilidade demonstre que o inverno seja de frio e mais previsões de neve. “Esse inverno promete”; “Espero ver a neve no mês de julho”; “Esse inverno vai ser de lascar”; e “Queria poder me teletransportar para poder ver” são apenas alguns dos relatos. 

Comparação com 1941

O fato ainda levou a comparações com o ano de 1941, quando houve uma grande enchente – e considerada a pior até a deste ano, que deixou Porto Alegre e região metropolitana debaixo d’água, no início de maio.

Ao final do mês, também no dia 28, houve uma nevasca na Serra gaúcha, que deixou as cidades branquinhas. Na época, teve registros de 75 centímetros de acúmulo de neve em São Francisco de Paula, conforme dados da A Revista do Globo

Ainda nevou do dia 28 para 29 de maio. Oito décadas após, uma nova enchente e previsão de neve ocorreram – mas, desta vez, sem nevasca.

 

Geada deve ocorrer

A previsão de neve já é descartada. Em Gramado, o final da manhã desta quarta-feira (29) é marcada principalmente por nebulosidade. Mas, após dias de chuva, o sol tenta dar as caras e aparecer, inclusive, em meio à neblina que chega e se dissipa.

Conforme a MetSul, o ciclone que atua ao Leste do Rio Grande do Sul ainda pode trazer instabilidade, com possibilidade de garoa e rajadas de vento. Na Região das Hortênsias, a temperatura não deve passar por 11°C. 

O Inmet lançou um alerta para os próximos dias de geada na Serra. O fenômeno pode ocorrer tanto na quinta (30) quanto na sexta-feira (31). 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade