ATRAÇÃO
NATAL LUZ: Grande Desfile de Natal voltará para o Centro de Gramado; saiba como será
Após dez anos no Expogramado, atração será realizada na Avenida das Hortênsias, junto aos arcos iluminados
Última atualização: 13/06/2024 18:20
Após dez anos ocorrendo no Expogramado, o Grande Desfile de Natal, uma das principais atrações do Natal Luz de Gramado, voltará para a área central. A informação foi confirmada pelo Conselho da Gramadotur e Prefeitura da cidade.
A tomada de decisão ocorreu na terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de junho. Estudos e análises técnicas que envolviam a logística da mudança, como situação do trânsito, bastidores, carros alegóricos e montagem de arquibancadas eram itens discutidos.
Mudanças nos espetáculos vêm sendo solicitadas principalmente por empresas do segmento, entidades e trade turístico, como forma de reinventar um dos eventos mais conhecidos do País. “A gente já tinha iniciado conversas, desde quando o Luia era secretário de Turismo, com a Gramadotur e entidades, de ter essa possibilidade, não foi algo de agora devido as recentes chuvas. As reuniões continuaram e chegamos nesse consenso”, afirma o prefeito Nestor Tissot.
O desfile voltará para a Avenida das Hortênsias, junto aos arcos iluminados, porém, com mudanças. O caminho a ser percorrido será da rotatória da Rua Garibaldi até a rótula da Avenida Borges de Medeiros. "Estamos trazendo de volta para o Centro de Gramado, garantindo que a magia natalina abrace a todos, unindo a nossa comunidade e os visitantes, em um espetáculo de alegria, renovação e esperança", afirma a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
Conforme o chefe do Executivo municipal, não apenas o público pagante poderá assistir, ampliando ainda mais a acessibilidade do evento.
“Mesmo com um público menor que possa vir para a cidade, pelo fechamento do Aeroporto Salgado Filho, vamos trazer essa atração ao Centro. Vamos deixar liberado o caminho até o Hospital São Miguel, que era um problema que tínhamos nos dias do evento. Também não teremos as arquibancadas, que eram altas e os bombeiros nos solicitaram cuidados devido a fiação. Deveremos ter de duas a três fileiras de cadeiras”, explica Tissot.
Outra decisão tomada de forma conjunta entre Prefeitura e Gramadotur diz respeito ao horário do espetáculo, que passará para às 20 horas. “Para que o visitante possa jantar, continuar sua visita ao comércio. Isso deixará o turista no Centro da cidade”, coloca.
O número de vezes que o atrativo ocorrerá ainda será confirmada, mas estima-se que seja realizada de duas a três vezes na semana.
O prefeito também reitera que a estrutura terá menos investimentos. “O desfile será um pouco menor em relação a custos. Será um ano de teste para a volta definitiva à área central”, pontua.
A confirmação do retorno é comemorada pelas entidades. Entre elas, está o Sindtur Serra Gaúcha, que encabeçou a solicitação. “É uma conquista para todo, mostra que não perdemos a essência e compreensão de fazer aquilo que o turismo busca”, justifica.
De acordo com o presidente do conselho, Enzo Arms, uma apresentação formal deve ocorrer em breve, para apresentar a nova estruturação. "É um retorno às origens. Sabemos que isso vai gerar dificuldades ligadas à mobilidade e precisaremos de muito apoio da comunidade gramadense e compreensão do turista em relação. Mas entendemos que com um trabalho bem executado e com esse engajamento teremos o que queremos, um momento especial de acolhimento", coloca.