abc+

GRAMADO

NATAL LUZ: Conheça todas as novidades e mudanças no evento e nos espetáculos deste ano

Há quase 40 anos, o evento encanta o Brasil por sua decoração, luzes e shows que trazem a magia de final de ano

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 03/10/2024 às 18h:59 Última atualização: 03/10/2024 às 20h:25
Publicidade

O calendário mostra que faltam 20 dias para o início do Natal Luz de Gramado. Há quase 40 anos, o evento encanta o Brasil por sua decoração, luzes e shows que trazem a magia de final de ano.

Montagem dos carros alegóricos e fantasias do Grande Desfile de Natal



Montagem dos carros alegóricos e fantasias do Grande Desfile de Natal

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Na cidade, desde o fim de setembro as ruas já ganham Papais Noéis, anjos, bolas e árvores. A correria se torna ainda mais intensa nos bastidores, lá nos pavilhões do Expogramado. O retorno do Grande Desfile de Natal para a área central, na Avenida das Hortênsias, fez com que novos carros alegóricos fossem criados e todos os outros modificados, em tamanho e largura, para poderem passar pela via.

Alterações

O evento que inicia no dia 24 de outubro e se estende até 19 de janeiro será marcado por mudanças. Em um ano de desafios, após a tragédia climática, que fechou o Aeroporto Salgado Filho e afetou o turismo regional, a palavra que marcará o Natal será renovação.

Leia mais: AONDE IR: Feira Loucura por Sapatos, festival de teatro e Oktoberfest na Serra estão entre as atrações do fim de semana

“Gramado não recebe um real do contribuinte, nosso orçamento está ligado à movimentação, a quanto o patrocinador sabe que terá de movimentação na cidade e está disposto a investir, é uma cadeia, e por isso precisamos fazer escolhas”, explica a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

LEIA TAMBÉM: Passeio turístico Pé da Cascata será reaberto em Gramado com mudanças após acidente

Com isso, a Fábrica de Natal foi cancelada neste ano. “Historicamente, o terceiro espetáculo sempre foi deficitário. Ela vinha conseguindo resgatar, mas ainda era um investimento. Então optamos por bancar e manter os dois carros-chefes, para que tivéssemos fôlego”, complementa, ao falar do Grande Desfile e do Nativitaten.

Rosa Helena e Tatiane Ferreira, da Gramadotur



Rosa Helena e Tatiane Ferreira, da Gramadotur

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Os espetáculos também passam por mudança de horário, para as 20 horas. Com o Desfile no Centro, o Show de Acendimento não será diário e no Palácio dos Festivais.

“A montagem em frente ao Palácio dos Festivais não ocorrerá e o momento mágico será feito nas quadras dos arcos luminosos e na rotatória com a Borges, onde há a grande árvore”, justifica Rosa.

A rótula, por si só, terá uma estrutura diferenciada. “Ela precisará ser deslocada a cada dia do Desfile. Vamos remodelar ela, pois os carros alegóricos vão até ali. Criamos especialmente para essa transferência ao Centro”, diz a diretora de Eventos, Tatiane Ferreira

O Acendimento será nas segundas, terças, quintas e sábados. Uma trilha musical foi criada e não haverá parte cênica.

Projeção de público

Em 2023, durante o Natal, foram cerca de 2,1 milhões de visitantes. “A gente não espera ficar muito aquém disso, estamos fazendo promoções, faremos Black Friday, para mostrar que queremos receber o maior número de pessoas possível. Quem vier de fora do RS contribuirá para essa retomada”, diz Rosa.

A abertura do evento será no dia 24, na Rua Coberta. A ideia é que seja dada a largada com atrações interativas.

VEJA AINDA: SONHO DE NATAL: Canela confirma atrações e data do evento; veja sobre a programação

Retorno da magia

O Grande Desfile de Natal terá direção do gramadense Rodrigo Drechsler, que já trabalha na atração desde 2007, quando era capitão na cena do soldadinho de chumbo. “É uma situação mágica voltar, porque a magia se resulta muito mais no Centro do que no Expogramado”, explica.

Rodrigo Drechsler é o diretor do Grande Desfile de Natal



Rodrigo Drechsler é o diretor do Grande Desfile de Natal

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Com a ida para a área central, houve a necessidade de contratar mais artistas. “Antes cada artista fazia duas passagens de apresentações. Lá, apenas uma parte consegue fazer, o retorno será mais lento. Mas terá um corredor prioritário desde a Borges até as proximidades do Serrazul, atrás das cadeiras pagantes”, explica.

Praticamente todos os carros alegóricos foram remodelados. São 14 ao todo. Altura e largura precisaram ser modificados, para atender a visão do público que muda, antes de arquibancada, para agora cadeiras. A medida também visa cuidados, visto que há fiação elétrica.

Os carros ficarão na rua de trás da Prefeitura, estacionados rente ao meio-fio. Um toldo será colocado, para proteger as estruturas em caso de chuva.

Neve está confirmada e haverá harmonização dos arcos luminosos com as cenas. “Tentaremos resgatar o máximo da energia que tínhamos antigamente para a via aberta. Levaremos de volta os triciclos que estavam há tempo fora do cronograma, teremos uma seção enorme de iluminação”, conta Rodrigo.



“São 1,2 mil lugares que serão comercializados, mas 10, 15, 20 mil pessoas poderão assistir. A própria dispersão será na avenida, para que as pessoas possam desfrutar, tirar fotos”, finaliza Rosa Helena.

Volta do chafariz, mas com lasers

Um dos diferenciais do tradicional show do lago será o palco. “O palco afastado era uma das grandes reclamações do público. Este ano remodelamos, criamos uma estrutura dupla, há 20 metros das arquibancadas”, comenta o diretor Heitor Knorst.

NÃO PERCAEmpreendimento trará personagem dos games conhecido mundialmente para ações em Gramado; saiba mais

A estrutura será octogonal. “Pensamos num elemento que pudesse ser a diretriz principal. Então chegamos no floco de neve.”

Heitor Knorst é o diretor do Nativitaten



Heitor Knorst é o diretor do Nativitaten

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

O floco faz parte da cenografia, da beleza do espetáculo e auxilia a contação da história. “Não é um desafio simples de se trabalhar, mas chegamos na concepção de que era que possível. O floco de neve é um dos principais elementos do Natal, ele é rico em detalhes, vai ser todo iluminado em LED, são mais de 1 mil metros de LED para fazer a interação, nas valsas, no palco. É uma quantidade de luz nunca utilizada no espetáculo”, revela Heitor.

Outra novidade será a inclusão do chafariz, que nos últimos dois anos, com a ida para o Serra Park, não houve. E ele terá lasers.

Já o repertório, com, pelo menos, 30 músicas ao vivo, terá inserção de novas canções e cena com violinista. “Será um repertório para o público cantar e se encantar. Trouxemos mais músicas, que era um apelo que tínhamos, de tornar o show mais próximo do que as pessoas conhecem. Teremos um momento, apenas com solista e violão, justamente para o público poder cantar junto. É uma música conhecida, em português.”

As waterballs, inseridas no ano passado, assim como a questão teatral em frente ao público e o projeto com cartinhas de estudantes das escolas de Gramado estão na proposta. Assim como o momento com velas acendidas, já tradicional. 

O show pirotécnico também está com o desenho pronto. “Tivemos um aumento no quantitativo e na qualidade, com menos estouro e fumaça e mais tecnologia”, diz Heitor, sobre os mais de 1 mil por noite.

Tannembaumfest e atrações gratuitas

Serão 50 pinheirinhos que serão decorados pela Avenida Borges de Medeiros. Neste ano, ocorre de forma antecipada, devido aos feriados de novembro. Será realizado no dia 26 de outubro.

A programação gratuita está garantida, com palcos na Rua Coberta e na Vila de Natal. Haverá, ainda, a Casa do Papai Noel, que receberá as crianças para fotografias. “E a gente está estudando uma alternativa para a Parada de Natal”, conclui Rosa Helena, sobre a atração que foi cancelada neste ano. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade