GRAMADO IN CONCERT

Músico precisa fazer cirurgia às pressas durante viagem a Gramado e agradece equipe do hospital com apresentação especial

O violinista Daniel Maldonado de Souza integra o Quarteto Zahir, participante do Gramado in Concert; confira a história

Publicado em: 02/02/2024 16:04
Última atualização: 02/02/2024 16:05

Uma manhã repleta de emoção e um agradecimento especial, em forma de música. A décima edição do Gramado in Concert encerra a programação no sábado (3), com muitas histórias de superação e de amor pela arte. Nem mesmo uma cirurgia às pressas é capaz que parar o desejo de encantar o público.

Quarteto de São Paulo faz apresentação especial no Hospital de GramadoRafael Cavalli/Divulgação
Quarteto de São Paulo faz apresentação especial no Hospital de GramadoRafael Cavalli/Divulgação
Quarteto de São Paulo faz apresentação especial no Hospital de GramadoRafael Cavalli/Divulgação
O Quarteto Zahir, de São Paulo, foi um dos grupos de câmara selecionados para o evento, mas a participação foi marcada por um susto. No sábado (27), logo na chegada a Gramado, um dos membros, o violinista Daniel Maldonado de Souza, precisou passar por uma cirurgia de emergência no Hospital Arcanjo São Miguel.

Após receber alta, Daniel voltou, na sexta-feira (2), à casa de saúde para agradecer. Com os colegas Stefany Moreira Stelet (viola), Lucas Sampaio Ribeiro Martins (violoncelo), e Savio Silva Chagas (violino), o jovem conversou com a médica que o operou, Luísa Endres Cunha, e tocou para pacientes e equipe do São Miguel.

Superação


O violinista sentiu fortes dores abdominais e chegou a convulsionar no hotel. Foi encaminhado às pressas ao hospital e precisou passar por cirurgia para a retirada do apêndice. “Comecei a ficar mal no ônibus durante a viagem de São Paulo para Gramado. Pensei que fosse enjoo normal, mas sentia muita dor. Quando cheguei em Gramado, vim para o hospital e fizeram os exames”, afirma.

O jovem foi operado, ficou internado até segunda-feira (29) e não conseguiu participar das primeiras apresentações do grupo no festival. Nesta sexta-feira, além da apresentação especial no São Miguel, o músico faz sua estreia no Gramado in Concert.

“Eu poderia não tocar, mas fiz questão de estar no hospital para agradecer aos profissionais pelo atendimento. Também quero participar da nossa última apresentação no evento não apenas por que ensaiamos muito para estar aqui, mas pelo amor com a música”, destaca Daniel.

Aniversário


O Quarteto Zahir possui uma estreita relação com o festival de música de Gramado. Os músicos vieram para o Gramado in Concert do ano passado e, num bate-papo no café da manhã, decidiram fundar um grupo de câmara.

“Nós viemos com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Conversei com Lucas e Daniel e, depois, com a Stefany, para montarmos um grupo. Começamos a ensaiar e a fazer recitais. Estamos completando um ano do nosso quarteto aqui em Gramado”, conta Savio Silva Chagas.

Para cumprir a agenda no Gramado in Concert, os jovens adaptaram o repertório. “Foi um baque a notícia, mas conseguimos nos reinventar. Escolhemos outras músicas, tocamos em trio e fizemos uma apresentação ao lado do professor Emanuelle Baldini”, comenta Savio.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas