PARA VOCÊ!
Região terá final de semana cultural com feiras do livro, sessões de cinema e atrações gratuitas
Os últimos dias do mês de setembro serão marcados por diversas atividades pelas cidades das Hortênsias; confira toda a programação
Última atualização: 26/09/2024 17:02
O último final de semana do mês de setembro será marcado por muitas atividades culturais na Região das Hortênsias. Gramado e Picada Café contam com suas feiras do livro, que, além da comercialização de exemplares, possuem programação diversificada. Ainda em Gramado, tem evento do Gramado Natural, com pintura ao ar livre no interior.
Em Canela, o Parque do Palácio terá jogos, apresentação de dança, música e caminhadas. Já no Zoo Garden, feira de adoção de pets.
Feira do Livro de Gramado
Crianças e adultos em Gramado têm se inspirado com histórias, contos e a programação da 27ª Feira do Livro. Com atividades na Praça das Etnias e nas escolas da cidade (foto), as atrações são um convite para deixar a imaginação fluir.
As atividades, que seguem até o domingo, dia 29, serão intensificadas nesses próximos dias, com apresentações teatrais e musicais, contação de histórias e muito mais.
Ainda, 11 bancas estão realizando a venda de livros na área central. O funcionamento, nesta sexta-feira, dia 27, é das 9 às 19 horas. No sábado e domingo, dias 28 e 29, das 10 às 20 horas.
"Vamos esperar a comunidade no coração de Gramado, com atividades para todos os públicos e idades. Este evento é sempre importante para o fomento de nossos livreiros e da classe cultural, além de ser um espaço que desperta o prazer da leitura", destaca o secretário da Cultura de Gramado, Joe Cardoso.
Confira a programação
Sexta-feira, dia 27: 10 horas - Apresentação teatral Oly, despertando a magia da bondade, com Paula Lovato - Praça das Etnias; 15 horas - Oficina de contos de terror, com Irka Barrios - Biblioteca Cyro Martins; 17 horas - Concurso de cosplay: Monstros do cinema - Praça das Etnias.
Sábado, dia 28: 14 horas - Contação de histórias A Faniquita, com Denise Lopes e sessão de autógrafos - Praça das Etnias; 15 horas - Contação de histórias, com os Consertadores de História - Praça das Etnias; 17 horas - Apresentação artística Xote e Xaxados Rimas e Bailados - Praça das Etnias.
Domingo, dia 29: 11 horas - Apresentação musical Violão brasileiro de Ernesto Nazareth a Tom Jobim, com Laerte Hugentobler - Praça das Etnias; 14 horas - Intervenção artística, com invernada juvenil do CTG Manotaço - Praça das Etnias; 15 horas - Apresentação artística, com Coral Vozes de Gramado - Praça das Etnias; 16 horas - Performance poética com a Personagem Doce Verso, de Jéssica Rodrigues - Praça das Etnias; 17 horas - Apresentação musical Matheus e Milena Duo - Praça das Etnias.
Tem Feira do Livro em Picada Café também
Neste final de semana, Picada Café também realiza a Feira do Livro da cidade. O evento iniciou na segunda-feira, dia 23, e segue até o domingo, dia 29. Com o tema Leitura e Cultura: uma janela para a vida!, a patrona é a escritora Gabriela Schaurich, que é conhecida como Gabi Salsicha.
A programação musical e cultural é realizada no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, que fica às margens da BR-116. A entrada no local e o estacionamento são gratuitos.
No sábado, dia 28, a programação inicia às 9 horas e vai até 18h15. Já no dia de encerramento, das 10 às 18 horas.
Valorização das paisagens naturais de Gramado
Pintores, artistas e entusiastas das artes plásticas estão reunidos para prestigiar e integrar o Gramado Natural – 1º encontro de pintura ao ar livre. O evento tem programação especial até o domingo, dia 29, e o intuito de mostrar e eternizar as belas paisagens do interior gramadense.
O projeto cultural foi idealizado pelos produtores Luana e Alessandro Müller, que colocaram em prática o sonho de criar e organizar um evento focado no segmento das artes visuais, que valorizasse as riquezas da cidade e a prática de pintar ao ar livre.
As atividades contam com mostra de artes, bate-papo para trocar experiências com artistas e a oportunidade de executar uma pintura "en plein ir", ou seja, ao ar livre.
Na sexta e no sábado, dias 27 e 28, das 14 às 17h30, haverá uma mostra de artes e demonstrações en plein ir com apresentações musicais, no Vila Joaquina, junto ao Lago Joaquina Rita Bier. Nos dois dias, a partir das 18 horas, no Centro de Cultura Arno Michaelsen, roda de bate-papo entre os coletivos de pintores participantes do evento.
Já no domingo, dia 29, das 7h30 às 11 horas, haverá um encontro para pintura ao ar livre. O ponto de encontro será o Centro de Cultura Arno Michaelsen, mas cada participante deve ir com transporte próprio até o local da pintura, na Linha Bonita, assim como ter seus próprios materiais.
A programação completa do evento está disponível no perfil do Instagram @gramado.natural.
Sessões do Gramado Cineclube
O final de semana também será para curtir sessões gratuitas de cinema, do Gramado Cineclube. No sábado, dia 28, às 19 horas, haverá exibição do longa-metragem Donnie Darko, do cineasta Richard Kelly. A classificação indicativa é de 14 anos. O local escolhido para a sessão é o Cine Joaquina, que fica no complexo do Lago Joaquina Rita Bier. O filme narra a história do jovem excêntrico Donnie, que tem estranhas previsões do futuro.
Já no domingo, dia 29, o telão será montado no bairro Várzea Grande, na área externa do ginásio da Vila Olímpica. A partir das 19 horas, a exibição será do longa Como Nossos Pais, da premiada diretora Laís Bodanzky, que aborda relações familiares e conflitos geracionais. A classificação também é 14 anos.
"A sugestão é chamar amigos e familiares, preparar um piquenique noturno e aproveitar as atrações", convida a organização. Após os filmes, são realizados debates conduzidos pelos cineclubistas e convidados.
Festival de música estudantil
O 24º Festival Municipal de Música Estudantil de Nova Petrópolis inicia no domingo, dia 29. A programação terá 180 apresentações e ocorrerá diariamente, até o dia 4 de outubro, com início às 19 horas, no auditório do Centro de Eventos. O evento é aberto ao público e o ingresso é um quilo de alimento não perecível ou livros e brinquedos.
Assim como nos anos anteriores, o festival será dividido por categorias, com base na faixa escolar dos participantes, da educação infantil ou ensino universitário. A partir do 6º Ano, as apresentações terão caráter competitivo, com avaliação de jurados.
Sábado é dia de Parque do Palácio
O sábado, dia 28, promete de ser sol em Canela. Por isso, há o convite para que a comunidade possa curtir o Parque do Palácio.
O projeto cultural "Fins de Semana no Parque do Palácio" organiza mais uma edição do evento, que iniciará, às 14h30, com um jogo de criatividade e imaginação, conduzido pela escritora Cecília Lamas.
Às 15h15, a academia Neusa Martinotto fará uma apresentação de dança cigana. Serão cinco coreografias, algumas delas premiadas semana passada em concurso de dança em Novo Hamburgo. Logo após, às 16 horas, caminhada fotográfica com Marcos e Natalia Zimmermann. Às 16h45, a música ao vivo será comandada por Carlos Guilherme, dando boas-vindas à primavera.
Durante a tarde, também será possível curtir uma exposição fotográfica e praticar slackline. Em caso de chuva a programação será adiada. Informações, através do perfil no Instagram @amigosparquepalacio.
Feira de adoção de cães em Canela
Que tal uma oportunidade para adotar um pet? No sábado, dia 28, a partir das 13 horas, a Associação Amor Sem Raça, que auxilia a causa animal em Canela, realizará uma feira de adoção de cães adultos e filhotes, no Zoo Garden.
Na ocasião, também serão vendidas camisetas, moletons e roupas para os bichinhos, como forma de arrecadar recursos para a entidade.
Últimos dias da campanha solidária do Mini Mundo
A campanha solidária do Mini Mundo está chegando na reta final. Até o domingo, dia 29 de setembro, é possível trocar o ingresso de acesso ao parque de miniaturas por dois quilos de alimentos. Os visitantes beneficiados com a ação são os moradores de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Igrejinha, Três Coroas e Taquara.
Neste ano, a tradicional Campanha do Alimento do parque, que está na 20ª edição, foi ampliada para auxiliar famílias atingidas pela catástrofe climática de maio no Estado.
Para fazer a troca do alimento pelo ingresso, os visitantes dos municípios contemplados devem apresentar na portaria do parque um comprovante de residência atualizado. O atrativo ao ar livre funciona diariamente, das 9 às 17 horas. O tempo médio de visitação é de 90 minutos.
Até o momento, 7,2 toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadados e destinados para 34 entidades da região, em um trabalho realizado em parceria com o Orbis.