abc+

DESAFIO

Morador de Gramado embarca em expedição para conhecer o mundo através das montanhas

Projeto 'Sete Cumes para Sophia' foi idealizado por Henrique Thomas, com olhar voltado para a sustentabilidade do planeta

Mônica Pereira
Publicado em: 10/03/2023 às 03h:00 Última atualização: 01/02/2024 às 15h:30
Publicidade

O sonho de dar a volta ao mundo é compartilhado por muitas pessoas. Conhecer belas paisagens, novas culturas, vivenciar novas experiências. Esse também é o desejo do morador de Gramado Henrique Thomas, de 37 anos. E ele vai realizar tudo isso de uma maneira um pouco diferente: através das montanhas mais altas de cada continente. Um desafio e tanto. O primeiro passo já foi dado, e 2023 marca oficialmente o início da expedição, que tem previsão de término para 2026.

Projeto Sete Cumes para Sophia

Foto: Gabriel Tarso/Divulgação

Só que essa história iniciou há muitos anos, ainda na pequena cidade gaúcha de Giruá, onde Henrique nasceu. Quando tinha cerca de 12 anos, o livro ‘No Ar Rarefeito’, de Jon Krakauer, lhe chamou a atenção. Relatava uma tragédia, em 1996, no Monte Everest, considerado o topo do mundo.

Esse primeiro contato despertou no advogado a vontade de praticar montanhismo, além de lhe apresentar ao projeto sete cumes, proposto pelo norte-americano Dick Bass e realizado por ele em 1985. A viagem consiste em subir a montanha mais alta de cada continente, sendo que o americano foi dividido em norte e sul. Menos de dez brasileiros já conquistaram o feito, conforme registros.

“Depois de adulto eu quis saber como funcionava o projeto e vi que era muito difícil por causa do custo elevado. São lugares inóspitos e que precisam de muita logística”, destaca Henrique. “Decidi deixar de lado, mas me preparando fisicamente, psicologicamente e financeiramente para quando tivesse a oportunidade. Eu planejava completar esse desafio ao longo de mais de 20 anos”, frisa.

Descoberta

Henrique conta que sempre gostou de Gramado e que frequentava muito a cidade até que decidiu se mudar em definitivo em 2015.

Foi nesse mesmo ano que o montanhista fez uma viagem de dois meses pela América do Sul, subindo algumas montanhas. “Foi uma experiência de conexão incrível”, revela. Um dos locais mais desafiadores foi o Monte Chacaltaya, na Bolívia.

Sete anos depois, Henrique foi novamente ao Chacaltaya. “Quando eu cheguei, vi que a montanha estava muito diferente – algumas comunidades se instalaram na base de maneira irregular, tinha esgoto a céu aberto e pouco gelo na montanha. Pude ver na prática as alterações climáticas que estão ocorrendo”, avalia.

Durante os cerca de oito dias dessa expedição, o advogado reforça que ficou introspectivo.

“Fiquei pensando comigo mesmo sobre o que tinha visto, até porque a minha vida tinha mudado um ano antes com a chegada da minha filha Sophia. Comecei a me preocupar mais com as questões coletivas e com o futuro”, complementa Henrique.

Provar que sonhos podem se realizar

Com o nascimento da Sophia e a vontade de mostrar para ela que os sonhos podem se realizar, Henrique queria subir o Monte Aconcágua, na Argentina, que é a montanha mais alta da América do Sul, com 6.961 metros, e o primeiro dos sete cumes.

Sophia e o Henrique

Foto: Sheila Tonin/Arquivo Pessoal

“Eu comecei a treinar todos os dias às 6h30 da manhã porque em janeiro de 2023 eu queria ir para o Aconcágua. E foi na academia que eu conheci o Jeferson Braga. Começamos a conversar sobre montanhismo, contei para ele sobre o projeto e ele me disse que iria comigo pelo menos até a base da montanha”, diz, ponderando que esse primeiro trajeto é de 30 quilômetros. Jeferson é CEO do Own Time Home Club Gramado e decidiu apoiar o projeto.

E assim foi feito. Com a participação ainda do guia da expedição, o engenheiro ambiental Henrique Franke e do fotógrafo Gabriel Tarso, os quatro saíram para desbravar a primeira montanha do roteiro, no dia 4 de janeiro deste ano.

"Que mundo você quer deixar para seus filhos?"

Henrique frisa que, ao compartilhar sobre a realização do projeto com Jeferson, e ao relembrar o que viveu na Bolívia, surgiu o propósito da expedição ter o viés da sustentabilidade.

“Decidi que o nome seria Sete Cumes para Sophia. E esse Sophia é simbólico porque representa uma geração através dela. Queria aproveitar a repercussão que um projeto desse tem para causar uma reflexão nas pessoas: que mundo você quer deixar para seus filhos?”, indaga.

A partir disso, o advogado e Jeferson decidiram que a expedição seria documentada. “Com o patrocínio da Own Time e da Sicredi Pioneira executamos a primeira etapa. Logo deve estar saindo o primeiro dos sete vídeos que vamos fazer ao longo dessa jornada”, explica Henrique. As experiências também são compartilhadas nas redes sociais, no @setecumesparasophia.

“Quando a Sophia crescer, ela vai poder ver tudo o que foi feito. Além da sustentabilidade, tem muito a questão de que a gente deve, pode e consegue correr atrás dos nossos sonhos. É isso que eu quero passar para ela”, garante.

Conquista do Aconcágua

Jeferson Braga, Henrique Franke e Henrique Thomas

Foto: Gabriel Tarso/Divulgação

A primeira viagem da volta ao mundo durou em torno de 20 dias. “Tem o campo base, que é onde o Jeferson ficou conosco, e outros três acampamentos ao longo da subida até chegar ao cume, que é o ponto mais alto. Foi cheio de desafios, tivemos que ficar alguns dias a mais por causa da previsão do tempo. Tem o desgaste físico por causa da altitude, o psicológico”, avalia.

Entretanto, o advogado ressalta que vale a pena e que a filha estava sempre nos pensamentos dele. “Foi muito emocionante chegar ao cume. Eu nunca pensei em desistir, mas quando eu media a dificuldade do que estava acontecendo, eu praticamente via ela me dando um incentivo”, reflete.

Cronograma da aventura

No segundo semestre deste ano, os viajantes irão até o topo do Kilimanjaro, na África. Para 2024, vão encarar os desafios do Denali, na América do Norte, e Vinson, na Antártida.

Em maio de 2025, será a vez de conhecer o Elbrus, na Europa, e, na sequência, a Pirâmide Carstensz, na Oceania. Por fim, o mais alto cume do mundo, o Everest, na Ásia, que deve ser desbravado pelos montanhistas em abril de 2026.

O primeiro dos sete cumes, o Monte Aconcágua, foi conquistado em janeiro por Henrique