abc+

APÓS QUATRO MESES

Missa especial marcará recomeço de comunidade do interior de Gramado atingida por catástrofe climática

Ato religioso fará homenagem na Linha Pedra Brancas às seis vítimas que morreram devido aos deslizamentos de terra

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 19/09/2024 às 18h:56 Última atualização: 19/09/2024 às 18h:57
Publicidade

 A tarde de sábado, dia 21, promete ser especial para a comunidade da Linha Pedras Brancas, interior de Gramado. Há quatro meses, a catástrofe climática devastou a localidade. Quedas de barreiras, de árvores de grande porte e deslizamentos de terra atingiram casas, comércios e até mesmo a sociedade da comunidade.

Capela Nª Senhora de Caravaggio, na Linha Pedras Brancas



Capela Nª Senhora de Caravaggio, na Linha Pedras Brancas

Foto: Divulgação

Seis pessoas morreram na tragédia. As residências das famílias foram destruídas e elas ficaram em meio aos escombros.

Homenagem

A partir das 14 horas, o padre Neimar Pies fará a primeira missa na Capela Nossa Senhora do Caravaggio, que não foi atingida pelos deslizamentos, mas precisou ficar fechada pelas interdições e situação à época das chuvas. O barro e árvores, ali, chegaram a três metros da fachada da igreja. Com a reabertura, o momento promete ser de emoção e recomeço, para as famílias que, aos poucos, voltam à área onde residem.

“A data para reiniciarmos foi acordada com a comunidade há cerca de 15, 20 dias. Foi uma parada para vivenciar o luto, mas não podemos desistir da caminhada. Precisamos recomeçar e reerguer a cabeça”, coloca o padre,

Além da liturgia do final de semana, que falará sobre união, o religioso afirma que haverá uma fala diferenciada destinada ao ocorrido e aos falecimentos, como forma de homenagear aqueles que não estão mais presentes.

“Quando há uma tragédia, se recorre muito mais à fé. É preciso vivenciar a fé enquanto união, comprometimento, ela gira em torno da comunidade. Que seja um recomeço com mais união”, pontua.

Participação

As missas na Capela do Pedras Brancas costumam ocorrer a cada 15 dias, intercalando com a Linha Furna, nas proximidades Conforme o padre Neimar, cerca de 25 pessoas costumam participar. Entretanto, neste sábado, a capela deve lotar.

“Por ser um momento de recomeço e ter um significado, devemos ter muitas famílias presentes de outras regiões de Gramado, aqueles que tinham suas raízes ali, amigos. Todos são convidados”, justifica.

Outras estruturas

A tragédia climática atingiu outras estruturas católicas na cidade. Na Linha São Roque, a capela precisou ser demolida. “Houve um deslocamento de terra, que abalou as estruturas, com rachaduras grandes. As missas lá ocorrem na sociedade em frente, que cedeu o espaço. A ideia, ainda, é encontrarmos uma foto da capela originária, para construirmos uma nova estrutura. Mas antes, precisamos dos laudos dos geólogos”, diz o padre.

Capela São Roque precisou ser demolida após danos na estrutura



Capela São Roque precisou ser demolida após danos na estrutura

Foto: Divulgação

Já a primeira capela do Pedras Brancas, há cerca de 200 metros da atual, foi levada pelo deslizamento de terra. O local já não recebia missas, mas por sua arquitetura histórica e possibilidade de tombamento, foi mantida. Ainda conforme o padre Neimar, havia planos para reformar e, inclusive, a construção de um jardim. Infelizmente, a terra levou o prédio e os sonhos embora.

Obras na localidade

Trabalhos ainda são realizados na localidade do Pedras Brancas pela Prefeitura de Gramado. Conforme o Executivo municipal, foi feita a limpeza de toda a área, com retirada de diversas quedas de barreiras, remoção e supressão de árvores e vegetação comprometidas. Os escombros da sociedade também foram levados e a rede de água foi refeita. O traçado da estrada foi refeito e as obras de pavimentação avançam, passando há cerca de 800 metros da sociedade.

Na Capela, o padre comenta que há uma proposta de lavar e fazer uma nova pintura da capela. A ideia já vinha antes mesmo das chuvas e foi reforçada, devido aos deslizamentos próximos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade