MAIS DE 6 MIL ALUNOS
Merendeiros auxiliam nos bons hábitos alimentares dos estudantes de Gramado
São mais de 100 profissionais responsáveis por preparar refeições nas escolas da cidade; conheça a Tia Inês, que atua na área há quase 20 anos
Última atualização: 01/11/2024 11:12
Alimentos ricos em nutrientes e cheios de sabor para auxiliar no desenvolvimento da garotada. É através de uma alimentação equilibrada que os alunos das escolas de Gramado crescem saudáveis e têm mais disposição para aprender.
E todas as refeições são preparadas nas próprias instituições de ensino por profissionais que se dedicam a criar bons hábitos alimentares nas gerações futuras: os merendeiros. Como uma forma de reconhecimento, o dia 30 de outubro é dedicado a eles. Em Gramado, são 35 concursados, além das equipes terceirizadas, que somam mais de 100 pessoas.
AUMENTO: Reajuste salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia de Gramado pode chegar a 6,5%
Quem se empenha nesse ofício há quase 20 anos é a Inês Muck, de 70 anos. Ela é merendeira na escola Dr. Carlos Nelz (Caic), no bairro Moura. Atuando com contabilidade ao longo da vida, o sonho sempre foi trabalhar junto com crianças. Foi então que prestou concurso para o cargo de merendeira. Após ficar por um ano no colégio Santos Dumont, através de um programa de parceria entre o Estado e Município, Inês escolheu a escola Caic como seu segundo lar.
“Eles me acolheram de coração e eu estou aqui até hoje. Eu adoro a escola”, comenta Tia Inês, como é carinhosamente chamada. “Os alunos sempre me abraçam, alguns que passaram por aqui já têm até filhos, mas não esquecem da gente. Eu adoro. Poderia ter parado de trabalhar, mas eu amo isso aqui”, declara.
ATENÇÃO BÁSICA: Estudantes de Gramado aprendem que a saúde começa por escovar os dentes
Cerca de 600 alunos
Junto com a Tia Inês, a equipe é formada por outras quatro merendeiras, entre elas, a concursada Márcia Ricardo e a Rosimeri Cardoso, que é terceirizada. De segunda a sexta, são servidas refeições para cerca de 600 estudantes.
“Eu sempre gostei de cozinhar. Eu sou muito coração, gosto de dar carinho para as pessoas. E a minha comida reflete isso”, salienta Inês, reforçando que os alunos recebem uma comida fresca a cada dia. “Tem muita variedade. A gente faz polenta, arroz, feijão, carne, legumes, bolo, cuca”, lista a merendeira. O cardápio vai variando a cada dia e tem até um dedicado a crianças com restrições alimentares.
E a quantidade é sempre grande. Para a terça-feira, por exemplo, foram sete quilos de feijão, mais cerca de 11 quilos de arroz e quase 30 quilos de carne. “Nas sextas, a gente faz bolo, são umas 18 formas das grandes”, aponta a Tia Inês. “As crianças quando chegam na escola dão uma passada na cozinha para saber o que vai ter de lanche”, conta.
“Eu gosto de conversar, de dar atenção para as crianças”
A rotina de oito horas diárias inclui, ainda, as limpezas da cozinha e do refeitório. Inês também é responsável por controlar a chegada de mercadoria e fazer o controle do estoque. “Sempre nos organizamos da melhor maneira para não faltar nada para as crianças”, reforça.
EMPODERAMENTO: Mulheres se destacam na produção rural em Gramado
Inês nasceu em Gramado e morou a vida toda na cidade. Apesar de ter passado momentos difíceis, com as perdas de um filho e do marido, não deixa a tristeza chegar. “Vou continuar até meu corpo deixar. Não quero ficar em casa olhando as paredes, eu gosto de conversar, de dar atenção para as crianças. Faço um chá quando algum aluno está doente. Assim vamos levando a vida”, reitera.
Setor de alimentação na Secretaria da Educação
A nutricionista Daiane Fülber explica que a Secretaria da Educação possui um setor específico de nutrição, que realiza a elaboração dos cardápios e acompanhamento da qualidade dos alimentos que são destinados para as escolas, além de prestar assistência para os cozinheiros e auxiliares.
São, ao todo, 29 instituições de ensino na rede municipal, que atendem mais de 6 mil estudantes. É o setor que fica responsável também pela fiscalização de contratos voltados à alimentação escolar.
“Nossos cozinheiros têm um papel fundamental na educação, pois são responsáveis por preparar e distribuir refeições de qualidade e seguras, promovendo bons hábitos alimentares para os alunos. Esses profissionais são o elo entre a nutrição e o aluno”, destaca.