APÓS O TEMPORAL

Mapa mostra onde ficam as áreas com risco de desmoronamento de terra em Gramado; veja

Monitoramento da Prefeitura ocorre principalmente em quatro pontos da cidade

Publicado em: 21/11/2023 10:06
Última atualização: 01/05/2024 16:56

Os dias de sol estão sendo um alento para a comunidade de Gramado. O tempo firme propicia que equipes técnicas consigam avaliar as áreas de risco e iniciar os laudos que vão embasar a Prefeitura nas tomadas de decisões.

Mapa mostra os locais com risco de deslizamentos de terra em Gramado

O início do trabalho de vistoria começou na segunda-feira (20) e vai se estender pelos próximos dias. Técnicos do governo federal também são aguardados no município e serão responsáveis por um mapeamento de toda a cidade, incluindo áreas que poderão se tornar de risco.

Movimentação de terra provocou evacuação em Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-Especial

Segundo o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o ponto mais perigoso é no bairro Planalto, pois a movimentação de terra no local continua. Na Rua Ladeira das Azaleias, moradores tiveram que deixar suas casas. Um prédio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, pois tem risco iminente de cair. Na tarde do domingo (19), o bairro Três Pinheiros foi evacuado, pois, caso haja o deslizamento, a localidade seria atingida.

Na Rua Augusto Orlandi, no Loteamento Orlandi, no bairro Várzea Grande, também há risco. Há uma fissura no asfalto, que percorre toda a largura da via. Casas apresentam rachaduras provocadas por essa movimentação de terra.

Dentre os outros pontos em monitoramento, a Prefeitura afirma que equipes estão avaliando as condições da Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini, no acesso à Linha Ávila Baixa. Por lá, um muro de contenção precisará ser construído para evitar novos deslizamentos. No Alphaville, que faz divisa com o bairro Piratini, também existem pontos em observação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas