abc+

ALTA MOVIMENTAÇÃO

Mais de 30 mil bolinhos de batata foram vendidos na 32ª Festa da Colônia de Gramado

Conforme a organização do evento, cerca de 80 mil pessoas foram ao Expogramado conferir as atrações no feriadão do Dia do Trabalhador

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 02/05/2023 às 13h:11 Última atualização: 06/03/2024 às 11h:31
Publicidade

Cerca de 80 mil pessoas visitaram a 32ª Festa da Colônia de Gramado nos primeiros cinco dias de evento. O feriado do Dia do Trabalhador foi o de maior público, e desde a abertura do evento a movimentação foi considerada acima do normal pela organização. Os que fizeram o chamado “bate e volta” entre a região metropolitana de Porto Alegre e a Serra foram a maioria entre os visitantes no sábado (29) e no domingo (30).

Movimentação do primeiro final de semana da Festa da Colônia em Gramado



Movimentação do primeiro final de semana da Festa da Colônia em Gramado

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação

A movimentação nos restaurantes e estandes da Festa da Colônia, no Expogramado, também surpreendeu. Os restaurantes de comidas típicas italiana e alemã registraram mais de 3,9 mil refeições servidas, movimento superior ao registrado em igual período do ano passado. Nos Biers Platz, o petisco mais solicitado era o bolinho de batata, feito por descendentes de imigrantes alemães. Até o momento foram vendidos cerca de 32 mil bolinhos de batata.

A maior parte dos visitantes, no entanto, estava interessada em assistir às apresentações de grupos artísticos e comprar produtos diretamente dos agricultores gramadenses. Entre os produtos mais consumidos, estavam os salames, geleias, cucas, pães e a spritz bier – cerveja alemã sem álcool. Chamou atenção o consumo de pães com linguiça. Foram vendidos cerca de 12 mil pãezinhos com linguiça, além de cerca de 3,8 mil cucas.

A Festa da Colônia segue até o dia 14 de maio. “Esta é a festa que retrata os verdadeiros gramadenses da gema, os grandes protagonistas deste grande evento, estamos muito felizes com o movimento e o resultado amplamente satisfatório do evento até o momento”, resume a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk.

Até o final do evento são esperadas cerca de 300 mil visitantes. O acesso e estacionamento são gratuitos. Nesta quarta-feira (3), a festa estará fechada.

Doação de mudas

A Secretaria do Meio Ambiente, entendendo a importância das árvores na vida das pessoas e o seu papel fundamental na conservação e restauração das florestas, está participando da 32ª Festa da Colônia com um estande focado na doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Em apenas cinco dias, já foram doadas 1,5 mil mudas de variadas espécies. Dentre as mais procuradas estão os ipês, as cerejeiras e araçás. O objetivo é incentivar o plantio e a consequente arborização voluntária com espécies naturais da região, além de enriquecer a vegetação dos imóveis através de uma atitude sustentável.

Neste ano, o foco é a distribuição de espécies que produzem flores e frutos e que são de grande importância ecológica para a manutenção dos ecossistemas e alimentação da avifauna. A ação de doação de mudas acontece sempre no turno da tarde ao longo de todos os dias do evento. 

Programação

Terça-feira (2)

14 às 16 horas – Atividades da Escolinha Rural | Escolinha Rural
17h30 – Evandro Martins | Palco Principal
19h30 – Banda Jeito Serrano | Palco Principal

Quarta-feira (3) – Fechado

Quinta-feira (4)

14 às 16 horas – Atividades da Escolinha Rural | Escolinha Rural
15 horas – Visita Guiada Contando a História da Festa da Colônia. Agende seu horário através do contato WhatsApp (54) 9 9640-7576 | Complexo Festa da Colônia
16 horas – Banda Macega Show | Palco Principal
19h30 – Banda Real | Palco Pró-Cultura

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade