abc+

ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Mais de 100 animais em Gramado estão esperando por uma nova família

Abrigo municipal está no limite da capacidade, e abandono tem aumentado no município; veja fotos dos cães que aguardam adoção

Mônica Pereira
Publicado em: 05/07/2024 às 11h:12 Última atualização: 05/07/2024 às 11h:19
Publicidade

Um lugar cheio de histórias e centenas de vidas que carregam um grande desejo: encontrar um lar com muito amor e responsabilidade. Assim são os dias dos 104 cães que estão no abrigo municipal de Gramado.

Visitas no abrigo podem ser agendadas pelo WhatsApp



Visitas no abrigo podem ser agendadas pelo WhatsApp

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Vítimas de abandono e maus-tratos, os pets parecem esquecer todos os traumas vividos logo que alguém se aproxima. Os rabinhos abanando sem parar e os latidos só mostram que eles estão prontos para retribuir o carinho de uma nova família, com muitas lambidas e felicidade.

A coordenadora do Programa Posse Responsável da cidade, Laura de Rossi, conta que o número de abandonos tem crescido nos últimos meses, principalmente, após a catástrofe climática no Estado. “Em um período de quatro dias, resgatamos 12 animais. Aumentou absurdamente”, frisa.

Para facilitar e incentivar as adoções, um abrigo temporário vai ser montado no Expogramado. A expectativa é que o espaço para os cães comece a funcionar até a próxima semana e, inicialmente, irão os animais que foram encontrados abandonados recentemente, cerca de 30.

Com os gatos, a ação funcionou. Em um mês, 45 foram adotados. Agora, os quatro felinos saudáveis que ainda estão sob responsabilidade do Executivo estão passando por atendimento veterinário e, em alguns dias, também estarão à espera de uma nova casa.

O abrigo municipal está no limite da capacidade de atendimento. Todos os animais no local já estão castrados e chipados. Alguns, se tornam ícones. Um exemplo é o Pirata, que nasceu sem um olho, mas tem energia de sobra.

A Gabriela é uma jovem adulta, que foi abandonada com os três filhotes. Mesmo sendo bem calma, foi para várias feiras de adoção, porém ainda espera por uma nova família.

Tem ainda 12 irmãos, que têm 9 meses. Estão no abrigo desde recém-nascidos, porque foram encontrados com apenas dez dias de vida. “Infelizmente, é difícil conseguir adoção para os cachorros maiores. O fim de muitos deles acaba sendo o abrigo para o resto da vida”, lamenta Laura.

Adoção e voluntários

Equipe do Programa de Posse Responsável de Gramado e do abrigo municipal



Equipe do Programa de Posse Responsável de Gramado e do abrigo municipal

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Neste momento, o Programa de Posse Responsável precisa de famílias que queiram adotar e também voluntários que possam ajudar no abrigo do Expogramado.

Como a equipe é pequena, necessitam do apoio para manter o espaço aberto nos três turnos. Para quem tiver interesse, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (54) 9 8402- 0423, informando nome completo e turno que deseja auxiliar.

Para os que querem encontrar um novo amigo, o telefone é o mesmo. As visitas serão somente sob agendamento prévio.

Pirata é um dos cães disponíveis para adoção



Pirata é um dos cães disponíveis para adoção

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

A diretora da Vigilância em Saúde, Flávia Oliveira, frisa que o programa está com uma outra medida para incentivar que a comunidade adote um pet. Nos próximos 30 dias, os cães que estiverem no abrigo municipal e encontrarem um novo lar, a Prefeitura de Gramado fará o custeio dos atendimentos veterinários que forem necessários ao longo do tempo.

“A gente já tem esse custo, se eles tiverem amor, é isso que importa. Eles só precisam de carinho. Precisamos da ajuda da comunidade para zerarmos o abrigo municipal”, atesta Flávia, informando que, ao todo, mais de 400 animais estão sob tutela do Executivo, alojados em hotelarias credenciadas, devido à falta de espaço.

Novo centro de bem-estar animal

O atual abrigo municipal fica em uma área alugada pela Prefeitura. A Secretaria da Saúde tem o projeto para construção de um centro de bem-estar animal, que ficará no bairro Floresta e terá capacidade para até 150 animais.

O espaço, que possui área total de 1,8 hectare, deve receber investimento de R$ 2 milhões. Os trâmites para a licitação estão sendo realizados para a construção da estrutura.

De acordo com Flávia, ainda não há uma data prevista para a mudança.



Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade