MOBILIZAÇÃO
Locais de risco em Gramado recebem vistorias técnicas e prefeito anuncia ação para avaliar outros pontos da cidade; saiba mais
Laudos serão gerados para que o Executivo possa iniciar um plano de ação
Última atualização: 21/11/2023 10:21
- ATUALIZAÇÃO: Mapa mostra onde ficam as áreas com risco de desmoronamento de terra em Gramado
Árvores caídas, pedras nas estradas, áreas com deslizamento de terra. O cenário de destruição pode ser percebido em diversos pontos de Gramado. O temporal dos últimos dias causou estragos e mortes, deixando a comunidade em estado de atenção. Um bairro inteiro foi evacuado e mais de cem famílias precisaram deixar suas casas por segurança.
O local mais crítico é no bairro Planalto, nas proximidades da Rua Ladeira das Azaleias. O solo está se movimentando e corre o risco de desabar por cima do bairro Três Pinheiros, onde ocorreu a evacuação das residências. Ainda não há previsão de quando as famílias poderão retornar.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
“É uma questão de precaução. As famílias que não tiveram para onde ir estão sendo assistidas pela Prefeitura. Estamos fazendo esses estudos mais profundos para saber quais atitudes tomar”, declara o prefeito da cidade, Nestor Tissot.
Com a tendência de desmoronamento, o chefe do Executivo municipal cita que a Prefeitura está pensando “no pior cenário”, que é a encosta desabar e atingir as residências. “Pelo menos as famílias estão seguras, mas sabemos que são famílias que trabalham, que têm seus bens ali de uma vida. Isso é muito doloroso, eu me sinto preocupado porque a gente não consegue resolver logo. Precisamos desses laudos primeiro”, esclarece. Nestor também aponta que se percebe que o solo continua cedendo.
Outros locais
Outros pontos da cidade estão no radar e preocupam. Na Rua Augusto Orlandi, no Loteamento Orlandi, no bairro Várzea Grande, há uma fissura no asfalto que percorre toda a largura da via. Na localidade, os técnicos entraram nas casas e conversaram com moradores, na tarde desta segunda.
Fernanda Bazzan mora há 12 anos no loteamento e mostrou aos técnicos as rachaduras que apareceram na casa nos últimos dias, principalmente na parte externa e no muro. “Não tem quem não está apreensivo. Pediram para que a gente monitore e avise qualquer mudança”, conta.
Na Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini, no acesso à Linha Ávila Baixa, um muro de contenção precisará ser construído para evitar novos deslizamentos. Ainda haverá avaliações no Alphaville, que também faz divisa com o bairro Piratini.
Prevenção
Para uma atuação preventiva, o prefeito anuncia que técnicos, incluindo geólogos do governo federal farão um diagnóstico completo da cidade. “É para precaver a Prefeitura, pois podem ter outros pontos que nem habitados são e não estamos percebendo”, frisa. Conforme Nestor, a equipe deve chegar em breve em Gramado, mas ainda não há confirmação do dia.
Decreto e contratação
No sábado (18), um decreto de situação de emergência foi assinado por causa das ocorrências causadas pelo temporal. A Prefeitura vai reunir os dados e documentos necessários para buscar recursos junto aos governos estadual e federal. “As obras são para ontem”, atesta Nestor.
Nesta segunda-feira, uma sessão extraordinária foi realizada pela Câmara de Vereadores para votação de um projeto em regime de urgência, protocolado pelo Executivo, que solicitava a contratação de dez agentes de serviços técnicos operacionais em caráter temporário.
Com a aprovação dos parlamentares por unanimidade, os profissionais atuarão nas atividades de proteção e resposta a situações e localidades de risco de desastre natural.