Uma competição cheia de desafios e com muita emoção. A quarta edição da Copa Gramado Laghetto encerrou com a garotada do sub-16 mostrando que está preparada para encarar o mundo do futebol. Além de enfrentar os adversários, fatores externos precisaram ser superados.
CLIQUE AQUI E ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP
A edição de 2024 do evento teve a estreia adiada para o sábado, dia 28, por causa do tempo. E as equipes foram surpreendidas por muita chuva – e até granizo. Mas quem acompanhou os jogos, pôde perceber muita força de vontade dos meninos, que são promessas do esporte nacional.
Oito equipes encararam a copa e o Internacional levantou a taça de campeão, conquistando o bicampeonato. O Colorado conseguiu manter o título, alcançado também no ano passado.
A quarta edição da disputa marcou uma nova etapa no campeonato, a internacionalização, com a chegada de um time da Colômbia, o Once Caldas. Ainda, outros grandes clubes de relevância nacional participaram: Grêmio, Flamengo, Atlético-MG, Juventude, Athletico-PR e o anfitrião Gramadense.
A grande decisão, na quarta-feira, dia 2, foi entre o Inter e o Athletico-PR. Ganhando a partida por 2 a 0, os gols do Celeiro de Ases foram marcados por Richarlyson e Julio Cezar. O jogo foi apitado pelo árbitro da Fifa e CBF, Rafael Klein.
Ao todo, na competição, foram marcados 43 gols. O jogador Julio, do Inter, recebeu o troféu de goleador e jogador destaque da partida final. O goleiro menos vazado foi Pietro, também do Inter.
Boa atuação
O Gramadense teve, em 2024, a melhor participação na Copa Gramado Laghetto desde o início da competição. Invicto, conquistou a primeira vitória da disputa, contra o colombiano Once Caldas, segurou empates, com Grêmio e Athletico-PR, e quase se classificou para a semifinal. Em boas apresentações, o Trem da Serra chegou aos cinco pontos, mas não avançou por causa dos critérios de desempate.
“Entramos com grandes objetivos, buscando os primeiros pontos e boas atuações. Conseguimos a primeira vitória e mais duas grandes atuações contra equipes que estão acostumadas a estarem nas cabeças de tudo que disputam. Ficou o gostinho de ‘quero mais’ porque acabamos não nos classificando por um gol. Mas fica a certeza de que o trabalho está evoluindo, mostrando resultados. São situações que nos mostram que na próxima edição, na próxima competição, vamos estar mais fortes e vamos buscar a classificação”, destaca o técnico do Gramadense, Álef William.
Como próximos compromissos, a equipe do Gramadense foca agora na Noligafi e Liga Serrana.
Confira dos resultados dos jogos
1ª rodada
Once Caldas 1 x 3 Gramadense
Flamengo 2 x 3 Atlético-MG
Internacional 1 x 1 Juventude
Grêmio 1 x 1 Athletico-PR
2ª rodada
Juventude 3 x 0 Flamengo
Grêmio 5 x 0 Once Caldas
Athletico-PR 1 x 1 Gramadense
Atlético-MG 1 x 0 Internacional
3ª rodada
Gramadense 1 x 1 Grêmio
Atlético-MG 1 x 0 Juventude
Flamengo 0 x 3 Internacional
Athletico-PR 2 x 0 Once Caldas
Semifinal
Athletico-PR 2 x 2 Atlético-MG (Pênaltis: 4 x 1)
Grêmio 2 x 3 Internacional
Final
Internacional 2 x 0 Athletico-PR
LEIA TAMBÉM