EDUCAÇÃO

Instituto federal poderá chegar em Gramado; veja as ações do Município em busca da unidade

Instalação visa qualificar serviços e ofertar profissionalização gratuita

Publicado em: 19/05/2023 03:00
Última atualização: 26/03/2024 20:28

Uma mobilização suprapartidária, unindo Legislativo e Executivo gramadenses, ocorreu, na quarta-feira, dia 17. Por meio de uma organização da Câmara de Vereadores e Escola do Legislativo Ivo Bezzi, os vereadores foram até a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para buscar apoio das bancadas partidárias do Estado na viabilização de uma Unidade de Educação Profissional (UEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na cidade.

Comitiva de Gramado busca apoio para viabilizar Instituto Federal na cidade Foto: Nabor Goulart/Divulgação

Participaram da agenda, também, os secretários municipais de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ike Koetz, e a de Educação, Simone Andreis.

Reuniões

Na passagem pela capital, a comitiva se reuniu com deputados das bancadas do PCdoB, do PL, Republicanos, PSDB, Podemos, MDB, Partido dos Trabalhadores e Progressistas, além de representantes da Casa Civil e integrantes do Departamento de Apoio aos Municípios da Secretaria da Educação RS.

Foram captadas assinaturas de 24 deputados estaduais que, por meio de uma carta, demonstraram apoio à instalação. Assinaturas digitais dos agentes políticos que não puderam cumprir agenda pessoalmente também são buscadas.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Paim (MDB), o movimento feito até a Assembleia visou buscar apoio institucional e articular politicamente a pauta.

"Foi uma visita muito válida e produtiva. Todas as bancadas se mostraram engajadas a buscar apoio para este projeto tão importante para a educação e qualificação do município e região. Este tem sido um movimento unânime de engajamento, estão todos unidos, pois é uma demanda que existe há muito tempo em Gramado. Precisamos urgente de um ensino médio profissionalizante, que vai preparando o jovem para o mercado de trabalho e, consequentemente, o incentive, depois, a continuar seus estudos no ensino superior", analisa Paim.

Atender demanda

De acordo com a carta assinada, a UEP atenderá a demanda por qualificação de trabalhadores do comércio e serviços voltados ao turismo e setores da indústria criativa de sete municípios da Região das Hortênsias, oportunizando o acesso de jovens do ensino médio a cursos profissionalizantes totalmente gratuitos e de qualidade.

O projeto está sendo construído com ampla participação da Casa Legislativa, do Executivo municipal, e da sociedade civil organizada, através de entidades representativas.

A secretária da Educação, Simone Andreis, diz que a concretização do instituto proporcionará um salto de qualidade no ensino do município. "Prezamos muito pela qualidade da educação até o 9º Ano, mas nossos dados mostram que muitos alunos acabam evadindo no ensino médio por não terem uma perspectiva de profissão, por isso queremos oferecer um ensino médio profissionalizante para nossos jovens", afirma.

"Queremos transformar Gramado mais uma vez e isso passa pela educação. Nosso objetivo é qualificar nossa mão de obra e despertar nos jovens uma carreira que faça eles pensarem no futuro", destaca o secretário Ike Koetz.

As assinaturas serão anexadas ao projeto e entregues ao Ministério da Educação (MEC), em data ainda a ser definida.

Audiência com ministro da Educação

A deputada federal Denise Pessôa (PT) solicitou, na quarta-feira, dia 17, uma audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, para formalizar o pedido de instalação de um Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) em Gramado.

A solicitação tem o objetivo de apoiar o movimento da comunidade gramadense que identifica ser de extrema importância a oferta de ensino profissionalizante público, gratuito e de qualidade na região com reconhecido potencial turístico no Estado. "A instalação vai contribuir com a profissionalização de novos trabalhadores e, consequentemente, com o desenvolvimento social e econômico da região", afirma a parlamentar.

 

* Com informações da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Gramado

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas