EMPREGO E RENDA

Inscrições abertas para cursos de qualificação para quem quer voltar ao mercado de trabalho

Parceria entre o Estado e Prefeitura de Gramado proporciona formações gratuitas à comunidade

Publicado em: 06/06/2024 18:55
Última atualização: 06/06/2024 18:55

Para quem está em busca de uma vaga de emprego, qualificação profissional é um diferencial. Pensando em como oportunizar cursos de aprimoramento para a comunidade, o governo do Estado criou o programa RS Qualificação. Em uma parceria com a Prefeitura, Gramado é um dos municípios contemplados.

RS Qualifica oportuniza cursos para quem está desempregado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Ao longo deste ano, nove cursos gratuitos serão oferecidos para quem está desempregado e quer voltar ao mercado de trabalho. A iniciativa recebeu um aporte de R$ 80 mil do Estado e uma contrapartida de R$ 24 mil do Executivo municipal.

Através de um mapeamento da vocação de cada cidade, a iniciativa busca incrementar as habilidades para áreas com mais chances de recolocação. No município, o setor turístico. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Gramado está com saldo negativo nos registros de vagas formais. Entre janeiro e abril deste ano, foram 5,2 mil admissões e 5,4 mil demissões. No total, o município tem 21,2 mil pessoas com carteira assinada. E a principal atividade econômica é o setor de serviços.

Metodologias

Heitor Noel Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, Heitor Noel, destaca que o município optou por fechar uma parceria com o Sistema S para a realização dos cursos, devido ao processo facilitado para contratação e também pelo reconhecimento das entidades. Na cidade, a iniciativa tem as metodologias do Senac e do Senai.

“Qualificação sempre é bem-vinda. A gente nunca sabe o suficiente. Tudo o que vier para agregar é sempre válido. Como é um programa focado para quem está desempregado, a pessoa estar qualificada em uma área é sempre um diferencial em nível de currículo, já chega com uma experiência a mais”, salienta.

Heitor frisa que projetos são desenvolvidos pela pasta para incrementar a geração de emprego e renda no município. “Nós temos o RS Qualificação, voltado para colaboradores, e também estamos realizando capacitações para micro e pequenas empresas junto ao Sebrae. Estamos buscando maneiras de fomentar os negócios da nossa cidade”, atesta.

“As aulas são baseadas no que é preciso saber para começar”

Bruna Gotardo Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Duas formações já estão em andamento. Rotinas de Recepção na Hotelaria e Cozinha para Iniciantes, ambas no Senac Gramado. As primeiras turmas devem se formar nos próximos dias. Quem comanda a turma da Cozinha para Iniciantes é a chef e docente Bruna Gotardo. É dela a missão de formar auxiliares de cozinha aptos para trabalhar. O curso tem 80 horas de duração e ensina técnicas básicas.

“O aluno começa a falar a linguagem de uma cozinha profissional, como que funciona uma cozinha de um restaurante, de um hotel. É para que esse aluno saia daqui conhecendo boas práticas, como se trabalha”, afirma.

A chef conta que a ideia é alinhar o conhecimento teórico com muita prática. Nesse período, os alunos aprendem sobre cortes, diferentes formas de cocção, bases para molhos, fermentação, confeitaria. “As aulas são baseadas no que é preciso saber para começar a trabalhar, como entregar um alimento saudável, higienizado corretamente”, acrescenta Bruna.

Parte do curso é destinada para a área de boas práticas. “É um conjunto de ações para evitar a contaminação. Entendimento de tempo e temperatura, que é a relação principal quando a gente fala de intoxicação alimentar. É passar uma mensagem de trabalhar com segurança, tanto para nós quanto para os clientes”, endossa. Para a docente, como a cozinha tem sua própria linguagem e técnicas, a qualificação é fundamental para entender como o todo funciona.

Experiências

Aulas de Cozinha para Iniciantes ministradas no Senac Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Uma das alunas é a Elza de Moura, de 67 anos. Mesmo com experiências anteriores, se inscreveu no curso para aperfeiçoar o conhecimento. Aplicada, afirma que não falta nenhuma aula. “Eu amo cozinhar”, atesta, frisando que a técnica preferida até o momento é a de preparo de massas coloridas.

Para Maria Helena Dias, de 62 anos, a palavra é reaprender. “Porque a gente lida em casa, mas faz as coisas ‘no olho’. Com técnica, acaba fazendo melhor, otimizando o tempo, diminuindo desperdício. E eu vim pra ter noção dessas técnicas, dessa qualidade. O curso também me fez valorizar os serviços que são disponibilizados em Gramado”, corrobora.

Quem está iniciando a jornada do mercado de trabalho é o adolescente André Rita, de 16 anos. Com o sonho de se tornar um chef de cozinha, ficou sabendo do curso e decidiu participar. Para ele, um mundo totalmente novo. “Eu não sabia a maior parte das coisas que estamos aprendendo”, revela.

Oportunidade até para começar a treinar o paladar. “Aprendi a gostar de sopa”, brinca. Caroline Hernandes, de 33 anos, sabe do grande potencial de conseguir um emprego na área da gastronomia em Gramado. “Sempre tive curiosidade pela gastronomia. É totalmente diferente do que a gente faz em casa”, reitera.

Inscrições abertas

Outros sete cursos serão ofertados até o final do ano, totalmente gratuitos. Para se inscrever, é necessário ser morador de Gramado e estar desempregado. As inscrições ocorrem na agência do Sine Gramado, localizada ao lado da sede da Prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.

Os cursos disponíveis são: Excelência para Garçom; Técnicas do Serviço de Camareira em Meios de Hospedagem; Marketing Digital e Redes Sociais; Introdução às Rotinas Administrativas na Área Comercial; Rotinas de Recepção na Hotelaria; Processos Administrativos e Excelência no atendimento para Turistas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas