DEBATES
Inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência será tema de fórum em Gramado
Programação prevê dois momentos, com painéis sobre políticas públicas e as dificuldades encontradas para a inserção na vida profissional
Última atualização: 19/10/2023 09:16
A Câmara de Vereadores de Gramado realizará um encontro para discutir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O Fórum Inclusão no Trabalho – Acessibilidade e Oportunidades ocorrerá no dia 24 de agosto, a partir das 18 horas.
O evento é organizado pela Comissão das Pessoas com Deficiência (PcD) da Câmara, por meio dos vereadores Neri da Farmácia (presidente – Progressistas), Professor Daniel (vice – Partido dos Trabalhadores) e Rodrigo Paim (membro – MDB).
A programação prevê dois momentos. O primeiro painel terá como tema a inclusão das PCDs no ambiente de trabalho, debatendo como as empresas lidam com isso e expondo as dificuldades enfrentadas para inserção no mercado de trabalho.
O painel contará com a presença de um representante da Sicredi e do acadêmico de Jornalismo, Francisco Mahyub, diagnosticado com autismo e com dois anos de experiência de trabalho no supermercado Rissul de Gramado.
No segundo painel, a temática será direcionada às políticas públicas voltadas para PCDs no município. Nos eixos de debate estarão as ações públicas já estabelecidas, com apresentação da coordenadora da Educação Especial na Secretária da Educação, Elize Souto. Na sequência, os vereadores que compõem a Comissão Especial terão um momento de fala abrindo as discussões para reflexões sobre como podemos avançar.
O fórum terá momento de perguntas do público e também intervalo com coffee break. A entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada a participar. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Câmara de Vereadores.
A mediação será do psicólogo Clairton Pivotto, autor do livro "Inclusão no trabalho: obrigatoriedade legal, responsabilidade social ou mera oportunidade de emprego" e chefe de Divisão de Atenção à Pessoa com Deficiência na Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos do RS.