MEIO AMBIENTE
IMAGENS: Após polêmica sobre derrubada de araucária, obra tem licença suspensa em Gramado
Batalhão Ambiental e técnicos do Meio Ambiente constataram irregularidades; saiba as compensações que a empresa precisa fazer
Última atualização: 28/03/2024 16:00
Uma obra para construção de um novo empreendimento hoteleiro teve a licença suspensa pela prefeitura de Gramado. Irregularidades foram constatadas em uma visita de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e de policiais do Batalhão Ambiental da Brigada Militar durante a tarde da quarta-feira (27).
A obra fica localizada na Avenida Borges de Medeiros, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros. Conforme a ocorrência do Batalhão Ambiental, foi constatado o corte seletivo de espécies nativas, não autorizado pelas licenças apresentadas. Além disso, não houve o afastamento e o cercamento correto para a preservação das árvores que deveriam ser mantidas do local.
Segundo nota da prefeitura, a licença da atividade ficará suspensa até a comprovação de que as condicionantes estejam sendo cumpridas, bem como serão adotadas demais medidas administrativas.
O empreendimento foi aprovado em 2020 e a derrubada da araucária autorizada pela Defesa Civil neste mês, depois que se “constatou que a araucária de grande porte não apresentava boa fixação com a raiz no solo, gerando risco no local e às residências vizinhas”. Ainda, o Executivo afirma que a autorização não eximirá a responsabilidade de quem provocou o dano à árvore.
É necessário cumprir, ainda, um Termo de Compromisso de Medida Compensatória referente ao valor de 0.5% do investimento global do empreendimento a ser aplicado em melhorias no Parque Natural da Gruta.
A empresa responsável pelo novo hotel aponta que pretendia manter a araucária que foi derrubada nesta semana, e que o comprometimento ambiental é um dos norteadores ao desenvolver projetos.