A campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira (25). A decisão parte de um pedido do governo do Estado ao Ministério da Saúde, devido ao aumento do número de casos e de óbitos registrados no RS. Por isso, a estratégia de imunização foi antecipada.
Neste ano, a campanha ocorrerá entre 25 de março e 31 de maio, período em que as ações serão intensificadas. Já o Dia D está previsto para 13 de abril, quando os postos ficam abertos durante todo o dia. “Vacinar é o melhor remédio, é a melhor forma de prevenção e ajuda a evitar a circulação dos vírus”, afirma o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.
Objetivo
Em Gramado, a meta é vacinar 90% do grupo considerado prioritário, que compreende mais de 11,4 mil pessoas.
Fazem parte dos preferenciais os idosos (com 60 anos ou mais), crianças (a partir dos seis meses e menores de seis anos), gestantes, puérperas, professores, profissionais da segurança pública e das forças armadas, pessoas com comorbidades, caminhoneiros e trabalhadores da saúde e de transporte coletivo rodoviário.
“Este ano, todos os grupos prioritários farão juntos. Também já estamos articulando com as escolas, para que os pais autorizem a fazer a vacinação”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, Flávia Oliveira.
“A vacina é garantida, segura, feita baseada em estudos das cepas mais agressivas do ano passado”, reitera.
Aumento de casos
Conforme Flávia, houve um aumento significativo nas últimas duas semanas de casos, tanto de influenza, quanto de Covid-19. “Por isso a importância de se vacinar o quanto antes, que estejamos protegidos durante o período mais latente das doenças, em períodos frios”, justifica a diretora.
O secretário da Saúde, Jeferson Moschen, relembra das mudanças climáticas, que afetam a imunidade. “Alterações de calor, umidade, uso de muito ar-condicionado, faz alteração na imunidade e os ambientes também acabam ficando mais tempo fechados, e isso dissemina os vírus”, pontua.
Onde se vacinar
Em Gramado, a vacinação pode ser feita de segunda a sexta-feira (exceto feriados), nos seguintes postos: UBS Floresta, das 7h30 às 16 horas; ESF Várzea Grande, das 7h30 às 17 horas; UBS Centro, das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 16h45; UBS Caic, das 8 às 11 horas e das 14 horas às 16h30; e ESF Pórtico, das 8 às 11 horas e das 14 horas às 16h30.
Em Canela, o horário de vacinação será de segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30, na: UBS Central, UBS Leodoro de Azevedo, UBS Santa Marta e UBS São Luiz.
LEIA TAMBÉM