O Grêmio Futebol 7 anunciou o desligamento do clube da Futebol 7 Brasil, entidade responsável pela organização de competições esportivas da modalidade. Em nota oficial, divulgada na sexta-feira (24), o tricolor afirma que a decisão foi tomada após entendimento de que é preciso “fortalecer ainda mais sua presença no cenário nacional”. Destacou, também, que divulgará, em breve, a filiação em outra liga.
De acordo com o Grêmio, essa mudança não afetará o torneio marcado para ocorrer em Gramado, nos dias 1º e 2 de abril.
Contudo, novas equipes, que serão anunciadas nesta segunda-feira (27), participarão do evento esportivo.
A competição será realizada na Vila Olímpica, com apoio da Prefeitura de Gramado.
LEIA TAMBÉM
Manifestação da F7B
Horas depois do comunicado do Grêmio, a Futebol 7 Brasil (F7B) se pronunciou sobre o assunto, também através de uma nota oficial, assinada pelo CEO Hugo Loureiro. No texto, frisa que os times adversários do tricolor não se submeteriam a interesses exclusivos de patrocinadores do clube.
“A F7B informou que não iria ficar mandando equipes todos os meses até Gramado em eventos fora do calendário oficial para que o time de futebol 7 do clube possa criar uma agenda paralela afim de atender seus interesses comerciais, tampouco iria obrigar os adversários a colocarem ex-jogadores e influencers em suas equipes para haver equilíbrio nas partidas”, aponta a F7B.
O Grêmio, por sua vez, atesta que a informação de que havia feito esta solicitação é falsa.
A Futebol 7 Brasil cita que o comunicado de desligamento do Grêmio “foi similiar ao movimento irresponsável de 2021, em que largaram a temporada na metade após uma derrota para o Resenha (PI) e cumpriram um ano de suspensão na Futebol 7 Brasil, retornando somente em 2023”.
“Tendo em vista o abandono do clube e o prejuízo causado aos demais clubes será aplicada a suspensão conforme regulamento geral de competições, em que, além do clube, os atletas estarão impedidos de se transferir para quaisquer outras equipes da Futebol 7 Brasil”, pondera a entidade.
Finalizando a nota, a F7B diz que “o Grêmio FPBA é muito maior do que o licenciado que usa a sua camisa no futebol 7”.
Time de exibição
Em entrevista ao Jornal de Gramado, o diretor de Marketing do Grêmio, Luciano Maciel, havia dito que o clube está com dois projetos para o fut 7, um time profissional de alto rendimento e um time de exibição, que conta com nomes que já vestiram a camisa do tricolor no futebol, como Maicon, Douglas, Edílson, Léo Moura e Rodrigo Mendes.
Para esta equipe de apresentação, e o patrocínio da casa de apostas F12.Bet, Falcão, Romário e o influenciador digital Luva de Pedreiro estariam em Gramado. Entretanto, o influenciador não entraria em campo.
“A Futebol 7 Brasil não é, e nunca foi, uma federação oficial, mas sim uma sociedade empresária limitada, que criou uma liga dentro da modalidade de futebol 7 para a promoção de eventos esportivos. Ao longo dos anos, diversas equipes, incluindo o Grêmio, sabem dos diversos abusos cometidos contra as equipes e da falta de apoio financeiro pela “liga”, que cobra taxa de inscrição e taxa de jogo dos times, entre outras práticas consideradas absurdas”, conclui a nota do Grêmio.
- Categorias
- Tags