O evento Green Building: Construindo Cidades + Sustentáveis será realizado pela Câmara de Vereadores de Gramado e o Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias (Marh), no próximo dia 13 de setembro. Os painéis com explicação e apresentação do conceito aplicado serão ministrados pelo arquiteto Roberto Teitelroit e pelo engenheiro Ricciano Liberali.
O conceito de Green Building se refere a construções sustentáveis planejadas para causar pouco impacto no meio ambiente. Considerado um mercado em expansão no Brasil, proporciona diversas vantagens para o desenvolvimento das cidades, como eficiência energética e valorização e menor manutenção dos edifícios.
O evento gratuito ocorrerá no plenário da Câmara, a partir das 18 horas, e contará com a mediação da voluntária presidente do movimento ambientalista, Isabel Scheid. “O Marh está atento ao desenvolvimento de tecnologias e processos que garantem a redução de resíduos e a economia de recursos naturais nas atividades em qualquer setor. É com alegria que nos juntamos à Câmara na promoção desse evento, cujo objetivo é a difusão do conceito de sustentabilidade aplicado à construção civil”, destaca Isabel.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Celso Fioreze, é imprescindível que o Legislativo apoie essas discussões, tendo em vista as ações contínuas de sustentabilidade que vêm sendo implantadas na sede da Casa nos últimos anos, como a instalação dos painéis fotovoltaicos e cisternas para captação da água da chuva.
“Além disso, a Câmara realizou contratação de especialistas para subsidiar a consolidação do Plano Diretor no ano passado, justamente por uma preocupação dos nove vereadores em aprovar uma legislação responsável com o planejamento da nossa cidade que cresce de forma acelerada, mas que precisa se desenvolver de forma sustentável. Este evento vem ao encontro de toda essa premissa que estamos defendendo”, declara Celso.
LEIA TAMBÉM