EVENTOS
Gramadotur aterra lago no Expogramado para ampliar área de estacionamento
Conforme a autarquia municipal, estrutura era artificial e esvaziamento foi autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente
Última atualização: 29/02/2024 09:17
O lago superior do Expogramado foi aterrado e o local será transformado em estacionamento. A informação foi confirmada pela presidente da autarquia e secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk. Conforme ela, a estrutura era artificial e o trabalho está sendo realizado em conjunto com a Secretaria de Obras, após autorização da Secretaria de Meio Ambiente.
Instalado no centro de convenções que abriga eventos públicos e privados da cidade, Rosa diz que o lago tinha finalidade unicamente artística e estética. “Quando foi criada, a Autarquia Municipal de Turismo Gramadotur recebeu do Município de Gramado a propriedade do imóvel para a realização de eventos. A cada ano, a Gramadotur vem aumentando a realização de atrações junto ao Complexo Expogramado, o que gerou a necessidade de ampliar a área do estacionamento para melhorar a mobilidade do trânsito no entorno do centro de eventos”, diz a responsável pela pasta.
Ainda segundo Rosa Helena, a área poderá ser usada, futuramente, para a construção de mais um local para a realização de eventos. Um desfilódromo está nos planos do Executivo. “Em função da montagem periódica da cobertura de lona para o Grande Desfile de Natal, a área externa costuma estar bastante reduzida dificultando a passagem de pessoas e veículos que utilizam o estacionamento durante o período de espetáculos e também para os demais eventos que acontecem no Expogramado”, explica a presidente, frisando que o estacionamento é gratuito aos moradores e visitantes, exceto no período de Natal.
“Assim, a disposição de material mineral iniciou cumprindo todas as exigências legais e dentro da maior segurança para os usuários do local, também contribuindo para a mobilidade urbana ao oferecer área mais ampla para estacionamento com o objetivo de evitar longas filas de veículos na busca de vagas que acabam por interditar até a rótula de acesso ao local”, aponta.
Rosa ainda afirma que não existe nascente na área e que a fauna foi transferida para o lago que fica junto aos pavilhões da Festa da Colônia, também no Expogramado.