MERCADO DE TRABALHO
Gramado volta a ter saldo positivo na geração de empregos, após quatro meses de déficit
Para quem ainda busca uma oportunidade, EmpregarRS tem mais de 300 vagas disponíveis; evento ocorre nesta sexta (8), no Expogramado, até 16 horas
Última atualização: 08/11/2024 10:34
Gramado volta a ter um saldo positivo na geração de empregos formais, após quatro meses de déficit. Os dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam à recuperação econômica do município, depois da tragédia climática.
BICENTENÁRIO: Casa do Papai Noel no Parque Knorr será transformada em memorial da cultura alemã
De maio a agosto, as demissões superaram as contratações, mas, em setembro, o resultado se inverteu. No nono mês de 2024, a cidade teve 1.144 admissões e 977 desligamentos, ou seja, um saldo positivo de 167 postos de trabalho. O número é puxado pelo setor de serviços, que retoma as contratações. Logo depois, vem a indústria.
RENOVAÇÃO DA MARCA: Piá planeja aumentar faturamento de achocolatado em 35% até o final de 2024
Apesar do fôlego de setembro, no acumulado dos primeiros nove meses do ano, ainda há um saldo negativo de -2.031 empregos de carteira assinada. Ao todo, Gramado possui um estoque de 19.513 pessoas com carteira assinada, o maior entre todos os municípios da região.
Em Canela, em 2024, foram registradas 6.088 contratações e 6.597 demissões. Assim, o saldo geral é negativo em -509 vagas. Mesmo tendo registrado um número positivo de três empregos em agosto, o número volta a ficar negativo em setembro, com o saldo de -98 empregos com carteira assinada gerados. De acordo com o Caged, são 9.932 trabalhadores formais na cidade.
COMPARTILHAMENTO: Empresa inicia operação com 200 patinetes elétricas em Gramado e Canela
Já Nova Petrópolis tem um cenário diferente e está com mais contratações do que demissões em 2024, com um saldo de 139 empregos gerados. Entre maio e julho, houve déficit, mas agosto e setembro apresentam números positivos. O estoque na cidade é de 6.407 postos com carteira assinada.
Alta temporada
REESTRUTURAÇÃO: Plano de recuperação judicial de R$ 452 milhões do grupo Gramado Parks é aprovado na Justiça
Com a chegada do período de alta temporada, por causa dos eventos natalinos da região, e a retomada de voos no aeroporto Salgado Filho, na capital, a expectativa é que a geração de emprego cresça, recuperando os prejuízos causados pela drástica queda na movimentação turística dos municípios.
Feira de empregos tem mais de 300 oportunidades
Nesta sexta-feira, dia 8, Gramado vai receber uma edição da feira EmpregarRS. O evento será realizado no Expogramado, entre 9 e 16 horas. Conforme a Secretaria de Inovação da cidade, 25 empresas estarão presentes, oportunizando 317 vagas, em diferentes setores e níveis de instrução e experiência. A iniciativa é da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas), em parceria com o Executivo municipal.
REQUALIFICAÇÃO: Sem cercas, com mais espaços para convivência, arte e árvores: Como será o novo Joaquina Rita Bier
O secretário, Ike Koetz, corrobora que a equipe da pasta estará no local para auxiliar. “Vamos ter um painel com todas as vagas disponíveis para que as pessoas possam verificar com quais mais elas se identificam. Depois, será feita a carta de encaminhamento e as empresas estarão ali para fazer a entrevista”, diz.
“Estamos divulgando o evento em toda a região para quem está começando ou quer se colocar no mercado de trabalho. Sabemos que Gramado emprega muitas pessoas das cidades vizinhas, temos essa responsabilidade com a economia de toda a região”, acrescenta.
“A geração de emprego reflete em toda a região”
Ike reforça que, mesmo com os números negativos na geração de emprego formal deste ano, há falta de mão de obra na cidade.
“Conversando com empresários e entidades, a gente começou a pensar em ações para captação de profissionais, principalmente agora em preparação para o Natal Luz”, explica. “A Prefeitura entende essa necessidade, porque a geração de emprego reflete não só para as pessoas que residem na cidade, mas em toda a região, porque Gramado é um polo de empregabilidade”, complementa.
Ainda de acordo com o Ike, a secretaria tem reforçado também com a própria comunidade a importância de buscar qualificação profissional e de se manter nos empregos. “Temos oferecido essas oportunidades e focando nessas conversas”, atesta. O setor de serviços na região apresenta, historicamente, uma grande rotatividade.
“É uma oportunidade para a captação”
Quem está buscando por novos profissionais para a equipe é o parque Olivas de Gramado, que estará presente no EmpregarRS. No período das chuvas, o acesso ao empreendimento foi bloqueado e o local ficou fechado por 45 dias. A gerente-administrativa, Vanessa Tissot, destaca que algumas demissões ocorreram na época, mas que o atrativo agora está se preparando para a alta temporada e retomando o quadro original de colaboradores.
Atualmente, são 78 funcionários e prestadores de serviços, mas querem chegar aos 90. Por isso, são 12 oportunidades de trabalho disponíveis, de monitor de atendimento, motorista, garçom, cozinheiro, auxiliar de cozinha e de limpeza.
MAIS DE 6 MIL ALUNOS: Merendeiros auxiliam nos bons hábitos alimentares dos estudantes de Gramado
“O EmpregarRS é uma oportunidade para a gente fazer a captação de novos colaboradores. Estamos com uma expectativa bem grande para a temporada. Desde a última semana de outubro, notamos uma mudança positiva no cenário de visitação do parque”, reforça, frisando que há possibilidade de manutenção dos postos, mesmo após a época natalina.
Vanessa avalia que existe a perspectiva que haja uma demanda reprimida de visitantes e que a projeção é que 2025 tenha números superiores à média que vinha sendo registrada. “Estamos apostando que teremos um ano de 2025 muito bom e que essas contratações de agora possam ser mantidas”, completa.
OBRAS: Bloco cirúrgico do hospital de Gramado receberá investimento de R$ 2,8 milhões
Dados de empregos no Rio Grande do Sul e no Brasil
No Estado e no Brasil O Rio Grande do Sul está com saldo positivo na geração de emprego formal, conforme o Caged, quando foram criadas 10.238 vagas, no mês de setembro. Em agosto, o número foi de 10.413. Somente em maio e junho que houve déficit no Estado.
No Brasil, o emprego celetista apresentou expansão no mês de setembro, com geração positiva de 247.818 postos de trabalho, uma variação de +0,52% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado do ano, o saldo foi de 1.981.557 novos empregos formais.
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!