Após o sucesso da realização da primeira edição da Feira do Peixe Vivo, que ocorreu antes da Páscoa, quando foram vendidas duas toneladas, a Secretaria da Agricultura de Gramado já trabalha para promover a segunda edição – prevista para maio.
Conforme o coordenador das Agroindústrias de Gramado, Eliézer Lima, a Emater, junto com a Prefeitura, já trabalham na formatação do evento. Ele deve ocorrer nos dias 29 e 30 de maio. “Vamos dar continuidade neste trabalho e fortalecer Gramado como um grande produtor. Temos ferramentas e condições para isso”, projeta Eliézer.
O anúncio ocorreu durante a entrega de mais de 8 mil alevinos a 29 famílias de produtores rurais do município.
Na ocasião, o vice-prefeito Luia Barbacovi afirmou que o poder público gramadense é parceiro na busca por incentivos para fomentar a criação de alevinos no município. “Em apenas um dia foram comercializadas cerca de duas toneladas de peixes. Isso comprova que é um mercado com enorme potencial”, avalia.
Distribuição de alevinos
A distribuição foi coordenada pela extensionista da Emater, Janete Basso. Durante o encontro, os produtores receberam dicas e orientações sobre a criação dos alevinos e também puderam esclarecer dúvidas.
Conforme Janete, uma nova campanha será realizada no final do ano com previsão de distribuição de mais milhares de alevinos para o mês de dezembro.
“Temos um número considerável de açudes no nosso interior e estamos notando a expansão da produção provocada por uma demanda do mercado. Além de incrementar a fonte de renda destas famílias, também trata-se de uma alimentação extremamente saudável”, afirma.
LEIA TAMBÉM