Gramado lançou um edital de apoio ao setor audiovisual com recursos da Lei Paulo Gustavo. O processo de complementação visa a realização de filme de longa-metragem e oferecerá R$ 115 mil para apoiar projeto que esteja com etapas em andamento ou caso já tenha investimentos captados.
O recurso é destinado a produtoras brasileiras independentes que atendam aos requisitos previstos na legislação. Criada para mitigar os efeitos da pandemia no setor cultural, a Lei Paulo Gustavo tornou-se um marco no incentivo à produção artística em todo o País.
As inscrições para o edital ficam abertas até quinta-feira (31) e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail. Toda a documentação necessária deverá ser enviada em um único arquivo PDF, facilitando o processo de análise e avaliação pela Secretaria da Cultura.
LEIA TAMBÉM: Projetos que visam recuperação de encostas em Gramado são encaminhados em Brasília
Os critérios de seleção darão especial atenção à relevância cultural e social dos projetos, além do impacto no cenário cultural de Gramado. A avaliação também considerará o compromisso dos projetos com a acessibilidade e inclusão social, em linha com as diretrizes da Lei Paulo Gustavo.
O edital completo, assim como os formulários que devem ser preenchidos, podem ser acessados no site da Prefeitura de Gramado, na página da Secretaria da Cultura.
“Realizar editais de fomento é uma maneira de democratizar o acesso aos recursos públicos para a cultura,” destaca o secretário da Cultura, Joe Cardoso.
“Esse mecanismo garante que artistas e produtores locais tenham a oportunidade de concretizar seus projetos e compartilhar suas histórias. Nosso compromisso com a cultura vai além do apoio financeiro; é sobre fortalecer a identidade cultural da nossa cidade e abrir espaço para que novas vozes se expressem e alcancem o público”, complementa.
VEJA AINDA: SONHO DE NATAL: Quando começa a Descida do Papai Noel das torres da Catedral de Pedra
LEIA TAMBÉM