CONHECIMENTO E LAZER

Gramado realiza programação especial em março para empoderar mulheres

Oficina de jardinagem abriu as atividades; confira as outras ações

Publicado em: 08/03/2024 10:03
Última atualização: 08/03/2024 10:04

“O Dia Internacional da Mulher não é apenas em 8 de março. São todos os dias.” A fala é da primeira- -dama Jandira Tissot, que esteve presente em atividades realizadas ao longo desta semana e que trabalham o empoderamento feminino.

Oficina de jardinagem abriu a programação do mês da mulher em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial
Oficina de jardinagem abriu a programação do mês da mulher em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial
Através de uma parceria do Gabinete da Primeira-Dama com as Damas de Caridade, durante todo este mês, várias ações gratuitas foram preparadas especialmente para as mulheres. A ideia é que as participantes tenham momentos de lazer e se conectem com diferentes áreas, para até, quem sabe, desenvolver um negócio próprio a partir daquela experiência.

“Estamos desde dezembro buscando atividades para essa programação. Temos inúmeros parceiros e esse calendário também é montado a partir das demandas que as mulheres da comunidade nos trazem”, explica a diretora da pasta, Viviana Cardoso.

As moradoras buscam, principalmente, qualificação profissional. “Elas querem cursos para aprender um novo ofício, querem curso para aprimorar aquilo que já sabem. Por exemplo, agora em março teremos o curso básico de costureira, que foi algo que pediram”, pontua Viviana.

Ações previstas

Viviana Cardoso Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Através do gabinete, inúmeros atendimentos serão oferecidos ao longo deste mês, entre eles manicure, maquiagem, revitalização facial, heiki, barra de access. “Tudo isso para melhorar a autoestima da mulher. Ela tem a possibilidade de aprender e de cuidar dela mesma, pois isso melhora todos os âmbitos da nossa vida, quando estamos com a autoestima elevada”, coloca a diretora. Para Viviana, o empoderamento feminino não é trabalhado apenas no segmento profissional, mas também pessoal. “É sempre além de um curso, ele abre inúmeras possibilidades, a nível profissional, mas a pessoal também. Elas vão fazer trocas, conhecer novas mulheres e ouvir outras histórias. Ela está saindo de casa e dedicando um tempo a ela”, complementa. 

Trabalho e terapia com as mãos na terra

A primeira atividade que ocorreu foi uma oficina de jardinagem, no Horto Municipal. Apesar da chuva, temperaturas amenas e neblina que marcavam a segunda-feira, todas as 30 participantes que se inscreveram estiveram presentes.

Ao longo da tarde, o instrutor Marcio Pottratz teve a oportunidade de trazer conteúdo teórico e contar os segredos para deixar a cidade sempre florida. Após, além de realizar uma visita pelos espaços públicos, as mulheres colocaram a mão na terra e montaram seus próprios vasos e terrários.

Alice e Anelise Friederich, na oficina de jardinagem que abriu a programação do mês da mulher em Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial
Alice e Anelise Friederich, mãe e filha, de 43 e 10 anos, foram duas participantes. Demonstrando que o amor pelas plantas não tem idade, foram premiadas em sorteio por duas vezes. “Eu geralmente participo, fiz o curso de costura e atualmente trabalho com isso. Hoje falei em casa que ia fazer essa oficina e ela disse que ia vir também”, comenta Alice. “Eu estou achando bem legal, desde os meus 3 anos gosto de mexer nos canteiros em casa, botar a mão na terra”, complementa a pequena.

Venezuela Ysangela Guevara, na oficina de jardinagem que abriu a programação do mês da mulher em Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial
A venezuelana Ysangela Guevara, de 44 anos, está há oito meses em Gramado. Professora no seu país, hoje trabalha como camareira. “Eu soube da atividade por um grupo da igreja, numa rede social. Estou achando excelente, sempre gostei de me envolver com plantas na minha terra. Aqui ainda tenho poucas, mas estou fazendo meu jardim”, conta.

Já Caroline Helbing, de 19 anos, veio acompanhada da sogra, que emprestou, inclusive, um vaso. Ela afirma que não tem muita habilidade com jardinagem e o sonho é manter as plantas vivas. “Quando criança eu plantava salsinha, sabia que ia crescer. Espero um dia fazer uma horta. Mas vamos ver como vai ficar o vaso primeiro”, brinca.

Caroline Helbing, na oficina de jardinagem que abriu a programação do mês da mulher em Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Vagas limitadas

Ações que ainda têm vagas abertas:

11 de março: 13h30 às 17 horas - Barra de Access/ Terapia alternativa, com Doris Reis;
15 de março: 13h30 às 17 horas - Manicure através da Escola Domínio;
18 e 19 de março: 13h30 às 17 horas - Oficina de artesanato de Páscoa, com Ângela Maria Oliveira;
21 e 22 de março: 14 às 17 horas - Revitalização facial com hidratação e esfoliação, com Andressa Reis

A programação ocorre no auditório das Damas e é gratuita. Doação de itens de higiene é solicitada. As inscrições devem ser feitas pelo (54) 9 9943-1507.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas