abc+

CHUVA DEU TRÉGUA

Gramado realiza desfile cívico com mais de 3,5 mil pessoas neste sábado; veja fotos

Bandas marciais foram destaque e receberam muitos aplausos do público, por apresentações diferenciadas

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 14/09/2024 às 12h:05 Última atualização: 14/09/2024 às 12h:05
Publicidade

 As orações a São Pedro funcionaram. Após o cancelamento do desfile cívico no Centro no 7 de setembro e o registro de temporais e até mesmo de chuva preta em Gramado, na sexta-feira (13), o céu continuava encoberto neste sábado (14), mas sem precipitação. A trégua na instabilidade permitiu que o segundo evento, programado para ocorrer no bairro Várzea Grande, fosse confirmado.

Desfile cívico no bairro Várzea Grande, em Gramado, pela Independência do Brasil



Desfile cívico no bairro Várzea Grande, em Gramado, pela Independência do Brasil

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

A programação iniciou por volta das 9 horas, ao lado do complexo da Vila Olímpica, na Rua Leopoldo Tissot. A movimentação de público foi tímida, devido à instabilidade no tempo. A previsão de instabilidade fez com que a comunidade chegasse mais tarde. Às 10 horas, filas se formavam nos canteiros, para acompanhar estudantes e profissionais da Educação gramadense.

O sol até tentou sair, mas o céu foi novamente encoberto. Apesar do clima, a alegria de quem estava presente era visível. Foram pouco mais de duas horas de duração, com a participação de 3,5 mil pessoas de 12 escolas municipais, uma estadual e duas privadas, além de cinco entidades e inscritos em programas municipais.

LEIA TAMBÉM: Quando o céu volta a ficar azul no RS? 

A abertura teve a participação da banda marcial da Escola Senador Salgado Filho, do bairro Piratini, que tocou o Hino Brasileiro e, após, se apresentou. Os grupos regidos por maestros foram destaque e receberam muitos aplausos do público presente. Além das regências tradicionais do ato cívico, as escolas prepararam músicas especiais de filmes e séries, que encantaram quem ouvia. Uma delas foi Bella Ciao, que ficou reconhecida mundialmente através da série da Netflix, La Casa de Papel.

Apresentações de dança, com fitas e até uma minibanda marcial, com crianças da Escola de Educação Infantil Tia Carmelina, arrancaram sorrisos e muitas fotografias, principalmente dos familiares orgulhosos.



Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade