A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado realizou recentemente a transferência de centenas de peixes do Lago Joaquina Rita Bier para outro lago. O novo local não foi informado.
A ação foi a solução encontrada pelos biólogos da pasta após vistoria técnica. O intuito foi conservar a vida aquática e evitar uma mortandade de peixes, principalmente após a queda brusca das temperaturas.
Segundo a Prefeitura, o novo lago conta com características mais propícias ao desenvolvimento das espécies e para garantir a sobrevivência e bem-estar deles. Assim, o ambiente tem maior profundidade e estabilidade térmica, oferecendo melhor distribuição do oxigênio e nutrientes.
LEIA TAMBÉM: Moradores de Gramado e Canela estão desaparecidos; famílias buscam respostas
Além disso, a variação menos intensa de temperatura no novo local contribui para minimizar o estresse nos peixes, o que favorece o crescimento e reprodução. “A estabilidade térmica é fundamental para manter as condições ambientais adequadas ao longo do ano, protegendo os animais de mudanças bruscas que poderiam comprometer sua saúde”, afirma o Executivo municipal.
LEIA TAMBÉM