Uma boa notícia chegou aos moradores do bairro Três Pinheiros, em Gramado, no final da tarde de sexta-feira (8). Em reunião, a Prefeitura anunciou o retorno de mais uma leva de residentes às casas. A decisão é válida para as famílias que moram na área de risco de cor amarela. A medida foi possível após a conclusão das obras emergenciais apontadas em plano de ação.
Conforme adiantado pelo Jornal de Gramado, a colocação de um talude no muro de contenção da Perimetral e a drenagem de água na encosta já estavam concluídos. Restava, apenas, o corte de árvores de grande porte, próximo ao anel viário, que foi finalizada até sexta
“Fizemos as três etapas, todas acompanhadas com os técnicos. Estamos fazendo agora a limpeza da rua. Agora inicia o segundo trabalho, com a sondagem do solo, topografia, retirada de mais vegetação. Com certeza ocorrerão novas obras, mas as emergenciais foram finalizadas”, afirma o secretário de Obras Rafael Ronsoni.
“Recebemos uma documentação do escritório Azambuja, nosso geólogo Alexandre, um deles que está trabalhando conosco. E com a conclusão das obras emergenciais, possibilitou darmos a notícia autorizada por eles, que as famílias na área amarela possam voltar para casa e algumas da vermelha também”, complementa o prefeito Nestor Tissot.
O mapa de locais de risco teve uma atualização e foram reclassificados. Determinadas áreas que estavam como vermelhas, agora são amarelas, em novo plano de ação construído para estabilizar os riscos e montados a partir dos estudos de especialistas enviados ao Executivo municipal.
Relembre:
- VÍDEO: Imagens de drone mostram escombros de prédio que desabou em Gramado
- Geólogo explica sobre movimento de massa que gerou rachaduras, deslizamentos e pode ter causado desabamento de prédio
Retorno na escola
As aulas na Escola Pedro Zucolotto, que estavam ocorrendo de forma provisória na Vila Olímpica, do bairro Várzea Grande, retornarão para o bairro nesta segunda-feira (11).
Nova classificação das áreas
Agora, os locais de baixo risco de danos (área verde) compreendem 81 edificações no bairro Três Pinheiros e duas edificações no bairro Planalto. Famílias dessa área retornaram para suas residências no dia 29 de novembro.
Os locais de risco moderado de danos (área amarela) tiveram a liberação na sexta-feira, 8 de dezembro. São elas: 38 edificações do bairro Três Pinheiros.
Por fim, as áreas de risco elevado de danos (área vermelha) somente terão a reocupação permitida após o início das obras definitivas de estabilização, com a implantação de plano de reocupação específico ou a finalização das obras definitivas da encosta. Assim, todo o condomínio Don Felipe, uma edificação no bairro Planalto e nove edificações no bairro Três Pinheiros não podem retornar para suas casas.
Em atenção
A Prefeitura reitera que poderá ser solicitada nova evacuação caso sejam identificados indícios de ruptura iminente ou sejam atingidos os limites pluviométricos definidos para o monitoramento.
A Defesa Civil informa que segue monitorando as demais áreas atingidas, como o bairro Piratini, Loteamento Orlandi e linhas rurais. Equipes técnicas estão trabalhando para avaliar e indicar ações de prevenção.
LEIA TAMBÉM