abc+

CONCLUSÃO DE OBRAS

GRAMADO: Nova classificação das áreas de risco permite retorno de moradores para casas; veja o que já foi feito

Saiba quem pode voltar e quais são os locais que ainda devem aguardar liberação

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 09/12/2023 às 10h:08 Última atualização: 09/12/2023 às 10h:50
Publicidade

Uma boa notícia chegou aos moradores do bairro Três Pinheiros, em Gramado, no final da tarde de sexta-feira (8). Em reunião, a Prefeitura anunciou o retorno de mais uma leva de residentes às casas. A decisão é válida para as famílias que moram na área de risco de cor amarela. A medida foi possível após a conclusão das obras emergenciais apontadas em plano de ação.

Reunião com moradores do bairro Três Pinheiros



Reunião com moradores do bairro Três Pinheiros

Foto: PMG/Divulgação

Conforme adiantado pelo Jornal de Gramado, a colocação de um talude no muro de contenção da Perimetral e a drenagem de água na encosta já estavam concluídos. Restava, apenas, o corte de árvores de grande porte, próximo ao anel viário, que foi finalizada até sexta

“Fizemos as três etapas, todas acompanhadas com os técnicos. Estamos fazendo agora a limpeza da rua. Agora inicia o segundo trabalho, com a sondagem do solo, topografia, retirada de mais vegetação. Com certeza ocorrerão novas obras, mas as emergenciais foram finalizadas”, afirma o secretário de Obras Rafael Ronsoni.

“Recebemos uma documentação do escritório Azambuja, nosso geólogo Alexandre, um deles que está trabalhando conosco. E com a conclusão das obras emergenciais, possibilitou darmos a notícia autorizada por eles, que as famílias na área amarela possam voltar para casa e algumas da vermelha também”, complementa o prefeito Nestor Tissot.

O mapa de locais de risco teve uma atualização e foram reclassificados. Determinadas áreas que estavam como vermelhas, agora são amarelas, em novo plano de ação construído para estabilizar os riscos e montados a partir dos estudos de especialistas enviados ao Executivo municipal.

Relembre:

Retorno na escola

As aulas na Escola Pedro Zucolotto, que estavam ocorrendo de forma provisória na Vila Olímpica, do bairro Várzea Grande, retornarão para o bairro nesta segunda-feira (11).

Nova classificação das áreas

Agora, os locais de baixo risco de danos (área verde) compreendem 81 edificações no bairro Três Pinheiros e duas edificações no bairro Planalto. Famílias dessa área retornaram para suas residências no dia 29 de novembro.

Novo mapa de classificação de áreas de risco em Gramado



Novo mapa de classificação de áreas de risco em Gramado

Foto: Divulgação

Os locais de risco moderado de danos (área amarela) tiveram a liberação na sexta-feira, 8 de dezembro. São elas: 38 edificações do bairro Três Pinheiros.

Por fim, as áreas de risco elevado de danos (área vermelha) somente terão a reocupação permitida após o início das obras definitivas de estabilização, com a implantação de plano de reocupação específico ou a finalização das obras definitivas da encosta. Assim, todo o condomínio Don Felipe, uma edificação no bairro Planalto e nove edificações no bairro Três Pinheiros não podem retornar para suas casas.

Em atenção

A Prefeitura reitera que poderá ser solicitada nova evacuação caso sejam identificados indícios de ruptura iminente ou sejam atingidos os limites pluviométricos definidos para o monitoramento.

A Defesa Civil informa que segue monitorando as demais áreas atingidas, como o bairro Piratini, Loteamento Orlandi e linhas rurais. Equipes técnicas estão trabalhando para avaliar e indicar ações de prevenção.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade