Os moradores do bairro Três Pinheiros, de Gramado, se reuniram nesta sexta-feira (24) com o prefeito Nestor Tissot e secretários municipais para falar sobre a interdição da localidade, que foi evacuada no domingo (19). A área sofre riscos de queda de barreira e deslizamentos de terra. O Executivo municipal aproveitou a oportunidade para trazer as ações que vêm sendo realizadas.
O prefeito reforçou que a evacuação do bairro ocorreu de maneira preventiva. “Sabemos que cada um tem seu patrimônio e sua casa, mas o principal objetivo é preservar as vidas”, disse. Nestor também falou sobre as equipes de profissionais que estão atuando desde do início da situação, e contou que neste domingo (26), novos técnicos de fora virão com equipamentos para fazer análises.
“Nesse momento, estamos estudando o que podemos fazer, queremos agir com cautela e nos embasar em estudos corretos”, falou o chefe do Executivo.
As equipes técnicas da Prefeitura destacam que o muro de contenção da Perimetral está sendo analisado, bem como diversas outras áreas de risco.
A Defesa Civil, ainda, organizou a entrada das pessoas em suas casas, de maneira tranquila e ordenada, para retirada de itens essenciais. Segundo dados, cerca de 526 pessoas estão fora de casa e 45 delas ocupam abrigos montados pela Prefeitura de Gramado nos ginásios do bairro Piratini e da Viação Férrea.
Vias liberadas
As ruas Miguel Tissot e FG Bier, que também estavam interditadas, foram liberadas nesta sexta-feira (24). O trânsito de veículos deverá ser liberado apenas durante o dia e com clima sem chuvas.
Durante a reunião, Executivo e comunidade também fizeram ajustes de comunicação, para que a população receba com mais agilidade as informações oficiais sobre o bairro.
A Brigada Militar reforçou que o monitoramento do local está acontecendo de forma efetiva e ouviu demandas da população sobre o que pode ser melhorado.
LEIA TAMBÉM