SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
GRAMADO: Moradora observa rachaduras em muro de contenção e solicita vistoria; saiba onde
Estrutura fica atrás da residência, localizada na Rua Nelson Dinnebier
Última atualização: 25/11/2023 17:41
A Rua Nelson Dinnebier, nas proximidades do número 1.501, teve evacuação de cerca de 23 famílias, na última semana. No local, o asfalto começou a ceder e estruturas apresentaram rachaduras. Um prédio que fica no local foi interditado, segundo informações da Defesa Civil.
Iria Pinto reside na via, porém, não nas quadras em que houveram as interdições. Durante reunião pública na Câmara de Vereadores de Gramado, neste sábado (25), a moradora apresentou ao público presente uma situação nova, localizada atrás de sua residência.
"Busquei várias vezes as secretarias, já fui no Planejamento, no Meio Ambiente, a Defesa Civil, Fala Cidadão, mas ninguém até agora foi lá. É um problema atrás da minha casa, onde foram construídos três prédios enormes, com muros de contenção. Quando percebemos, o muro está inchando e criando rachaduras. Se vier abaixo, vai ser uma grande tragédia para o Piratini. Mas ninguém ainda foi lá olhar. Meus familiares já me pediram para sair, eu não consigo nem dormir mais", lamenta a moradora.
Ela solicita que geólogos estudem a localidade, para averiguar se é um perigo iminente. "O que precisa ser vistoriado são os prédios e o muro de contenção, antes que ocorra algo como no Três Pinheiros, porque lá onde estão os prédios, é uma encosta. Tem uma vizinhança grande ali", explica Iria.
O Jornal de Gramado também perguntou à Prefeitura sobre a situação na localidade, mas não obteve retorno.
No bairro, há uma situação similar ao que ocorre no Planalto. A via fica abaixo do Alphaville, que está apresentando movimentação de terra. Em caso de queda de barreira, as residências no Piratini podem ser atingidas.