A Vigilância Ambiental de Gramado desenvolverá um projeto denominado Boca de Lobo sem Mosquito. A proposta visa aplicar larvicidas com o objetivo de quebrar o ciclo reprodutivo dos mosquitos, e assim, combater e controlar a proliferação desses insetos.
O projeto-piloto deverá eliminar criadouros tanto das espécies Aedes aegypti, que podem causar a dengue, quanto do Cúlex Quinquefasciatus, o pernilongo. A implementação ocorre através de uma parceria com a empresa PES Comércio Importação e Exportação, que doou larvicidas biológicos ao município.
O coordenador da Vigilância Ambiental de Gramado, José Mário, que é o autor do projeto, explica que os produtos serão aplicados nas bocas de lobos. As chuvas acabam levando os larvicidas até os locais onde possam haver água parada dentro da canalização.
“Vamos iniciar a aplicação dos produtos nos bueiros nos próximos dias e seguimos desenvolvendo outras ações de combate à dengue, realizando visitas domiciliares e instalando armadilhas contra o mosquito em todo território urbano”, ressalta José Mário.
Já o secretário de Saúde, Jeferson Moschen, faz mais um apelo para que a população auxilie no trabalho de prevenção da dengue.
“Estamos buscando novas alternativas e tecnologias para enfrentar a proliferação dos mosquitos. Mas tudo isso só terá real efeito se a população fizer a sua parte também, evitando entulhos e água parada nos terrenos”, destaca Jeferson.
LEIA TAMBÉM