FESTIVAL INTERNACIONAL
Gramado in Concert vai ecoar a boa música erudita pela cidade
Evento com apresentações gratuitas e diárias segue até o dia 3 de fevereiro. Maestro Leandro Serafim vai reger concerto de abertura nesta sexta; confira os detalhes
Última atualização: 26/01/2024 12:12
Apresentações musicais gratuitas, aulas com renomados professores, bandas, grupos, orquestras. A partir desta sexta-feira, dia 26, a melodia erudita vai ecoar por todos os cantos de Gramado. Com cerca de 500 músicos circulando pela cidade, a décima edição do Gramado in Concert apresenta o que há de melhor nesse universo.
Para os estudantes participantes, momento de se aperfeiçoar. Para os ouvintes, de apreciar. Serão, aproximadamente, 50 intervenções musicais ao longo do festival internacional, que segue até o dia 3 de fevereiro. Em uma mescla de estudos e apresentações, a promessa é de música boa.
“Vivemos em Gramado a pluralização das culturas. Outros povos convivem com a cultura musical brasileira. Todos unidos pela mesma linguagem: a música. O maior legado do festival é o conhecimento, com o grande diferencial de ser realizado em Gramado”, destaca o diretor do evento, Allan John Lino.
Concerto de abertura
Um dos idealizadores e contabilizando dez participações no festival, o maestro Leandro Serafim será o responsável pela regência do concerto de abertura, com a Orquestra Sinfônica de Gramado, nesta sexta-feira, às 20 horas, no Expogramado.
Para esse momento especial, até vai estrear uma batuta. O item é o instrumento do maestro, utilizado para conduzir os músicos, precisando ser leve e ter o equilíbrio perfeito. “É como se não tivesse nada na mão”, explica, ressaltando que a usa para marcar o tempo da canção. “Algo bem matemático. Posso fazer com que a orquestra acelere, que reduza”, conta Leandro. Com a mão esquerda, mostra ações de intensidade.
Na função de regente, Leandro frisa que precisa mostrar os caminhos aos instrumentistas, além de corrigir algo, se necessário. “Os músicos leem a partitura do seu instrumento, mas o maestro precisa saber de todos”, diz, acrescentando que a mesma música pode ter caminhos diferentes dependendo da escolha do profissional. “Mas para reger um concerto é importante entender diversos fatores para que se imagine a proposta que o compositor queria com aquela música”, pondera.
“Busco também fazer uma performance que seja interessante para o público. A regência não é um gestual decorado, ela é a minha reação, é uma proposição para os músicos e, ao mesmo tempo, uma reação daquilo que eles me respondem”, corrobora.
As bandas do festival
O regente também terá a missão de comandar as bandas sinfônicas do festival, com mais de 70 músicos, vindos de mais de 20 Estados brasileiros e outros nove diferentes países. Conforme Leandro, o momento é de desafiar os participantes. “Não coloco músicas fáceis, pelo contrário, eles viajam para Gramado para terem esses desafios. A energia desses concertos é muito legal, pois eles vêm com essa garra, com a vontade de aprender”, atesta.
Evento é uma chance para que alunos mudem de vida
Das quase 900 inscrições que o evento teve, 400 alunos foram selecionados, seguindo a qualidade musical. Para muitos deles, uma oportunidade única de ter aulas com professores internacionais, como os quatro que chegam de países como Alemanha, Estados Unidos e Espanha, além dos outros mais de 20 brasileiros.
Em boa parte, esses estudantes precisam se esforçar para chegar na Serra. Parcelam a viagem, fazem vaquinhas on-line, rifas e diferentes maneiras para conseguir dinheiro. Durante os dez anos, a estimativa é que 2,5 mil alunos tenham participado das atividades do festival.
O maestro vê um pouco de sua história nesses alunos. Leandro, que tem 38 anos, é natural de Gramado e de uma família de classe médica baixa. Foi a música a responsável por seu crescimento profissional e, consequentemente, financeiro.
Ele começou tocando nas bandas das escolas do município. “Um dia vi uma orquestra na Rua Coberta e fiquei encantado, queria saber o que precisava para tocar em um grupo como aqueles. Fui conversar com os músicos e eu comecei a fazer aulas. Aquela apresentação mudou completamente a minha cabeça. E é isso que a gente quer proporcionar para os alunos. Temos vários casos de participantes que falam sobre como o Gramado in Concert mudou a vida deles. Não conseguimos nem medir esse impacto”, fala com orgulho o maestro, que há nove anos é professor de música na Universidade Federal do Ceará.
Atividades para os alunos
Durante a próxima semana, os participantes do Gramado in Concert terão aulas e ensaios durante todo o dia, bem como as apresentações para o público, que serão realizadas em hotéis e pontos turísticos, na Rua Coberta e no Expogramado.
Para quem quiser conhecer mais dos bastidores, da segunda, dia 29, até a sexta, dia 2, sempre às 10 e 14 horas, será possível fazer uma visita guiada pelos ensaios, que ocorrem principalmente na Escola Senador Salgado Filho, no bairro Piratini.
Gramadenses também terão participação ativa no festival, como os da Orquestra Jovem de Gramado, que integrarão a Orquestra Experimental de Cordas, grupo iniciante formado também por membros da Orquestra Jovem de Minas Gerais.
Oportunidade de apreciar bons concertos
Para o público, o Gramado in Concert é a possibilidade de uma imersão na música clássica, que muitas vezes é tida como elitizada. “É para todos os públicos, para que a pessoa que não possui o hábito de ouvir esse tipo de música vá para as apresentações e se sinta tocada pelo que está sendo apresentado”, reforça.
De acordo com Leandro, em uma época que as canções estão cada vez menores, é a chance da comunidade e visitantes se colocarem em uma situação diferente. “Eventos como Gramado in Concert, proporcionam uma mudança de vida nas pessoas que querem viver de música e naquelas que não querem viver de música, mas que saem de um concerto com a alma lavada”, avalia o maestro.
Programação
E serão horas e horas de música, em shows totalmente gratuitos. Os concertos itinerantes ocorrerão a partir das 8 da manhã, alcançando mais de 30 hotéis. Haverá apresentações na Rua Coberta, às 17 horas. Diariamente, às 18 horas, os encontros serão no Expogramado, com concertos de alunos e professores.
As apresentações principais ocorrerão sempre às 20 horas, também no Expogramado, no pavilhão 3, mesmo espaço utilizado para a Fantástica Fábrica de Natal. No sábado, dia 27, apresenta-se a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira.
Para que o público já possa ir curtindo uma boa música, foi criado um lounge junto ao local, com opções de bebidas e alimentação, e, claro, um intervalo musical. “As pessoas vão tomar um vinho enquanto ouvem os grupos tocando música um pouco mais descontraída”, divulga Leandro.
Confira todas as atrações
Sexta-feira, dia 26
20 horas - Concerto de abertura com a Orquestra Sinfônica de Gramado, no Expogramado
Sábado, dia 27
8 horas - Concertos itinerantes com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, em hotéis e pontos turísticos de Gramado
11 horas - Concerto com Quinteto de Sopros Aukan, do Chile, na Rua Coberta
14 horas - Concerto com o Quinteto Acauã, da Bahia, no Lar de Idosos Maria de Nazaré
17 horas - Concerto com a Orquestra Amare, de Minas Gerais, na Rua Coberta
18 horas - Concerto com o Quarteto Zahir, de São Paulo, no Expogramado
19 horas - Intervalo musical com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, no Expogramado
20 horas - Concerto com a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, no Expogramado
Domingo, dia 28
8 horas - Concertos itinerantes com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, em hotéis e pontos turísticos de Gramado
11 horas - Concerto com o Quarteto Zahir, de São Paulo, na Rua Coberta
14 horas - Recital de semifinal do Concurso Jovens Solistas, no Expogramado
17 horas - Concerto com o Grupo NewChoro, do Ceará, na Rua Coberta
18 horas - Concerto com o grupo Nani Celloquartet, da Alemanha, no Expogramado
19 horas - Intervalo musical com a Orquestra Amare, de Minas Gerais, no Expogramado
20 horas - Mostra de Grupos de Câmara do Festival, no Expogramado
Segunda-feira, dia 29
8 horas - Concertos itinerantes com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, em hotéis e pontos turísticos de Gramado
10 horas - Conhecendo o festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Banda Sinfônica e da Orquestra Sinfônica B, na Escola Senador Salgado Filho
14 horas - Conhecendo o festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Orquestra Sinfônica A e Camerata de Violões, na Escola Senador Salgado Filho
17 horas - Concerto com o Quarteto Zahir, de São Paulo, na Rua Coberta
18 horas - Concerto com o Quinteto de Sopros Aukan, do Chile, no Expogramado
19 horas - Intervalo musical com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, no Expogramado
20 horas - Recital Professores in Concert, no Expogramado
Terça-feira, dia 30
8 horas - Concertos itinerantes com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, em hotéis e pontos turísticos de Gramado
10 horas - Conhecendo o festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Banda Sinfônica e da Orquestra Sinfônica B, na Escola Senador Salgado Filho
14 horas - Conhecendo o festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Orquestra Sinfônica A e Camerata de Violões, na Escola Senador Salgado Filho
17 horas - Concerto com o Quinteto Acauã da Bahia, na Rua Coberta
18 horas - Recital da final do Concurso Jovens Solistas, no Expogramado
19 horas - Intervalo musical com o Grupo NewChoro, do Ceará, no Expogramado
20 horas - Concerto com a Orquestra Filarmônica de Córdoba, no Expogramado
Quarta-feira, dia 31
8 horas - Concertos itinerantes com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, em hotéis e pontos turísticos de Gramado
10 horas - Conhecendo o festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Banda Sinfônica e da Orquestra Sinfônica B, na Escola Senador Salgado Filho
14 horas - Conhecendo o festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Orquestra Sinfônica A e Camerata de Violões, na Escola Senador Salgado Filho
17 horas - Concerto com o Quinteto de Sopros Aukan, do Chile, na Rua Coberta
18 horas - Recital de alunos e pianistas do Festival, no Expogramado
19 horas - Intervalo musical com a Orquestra Amare, de Minas Gerais, no Expogramado
20 horas - Concerto com a Banda de Música da Base Aérea de Canoas, no Expogramado
Quinta-feira, dia 1°
8 horas - Concertos itinerantes com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, em hotéis e pontos turísticos de Gramado
10 horas - Conhecendo o festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Orquestra Sinfônica B, no Expogramado
14 horas - Conhecendo o festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Orquestra Sinfônica A e Camerata de Violões, na Escola Senador Salgado Filho
17 horas - Concerto com o Grupo NewChoro do Ceará, na Rua Coberta
18 horas - Recital de alunos e pianistas do festival, no Expogramado
19 horas - Intervalo musical com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, no Expogramado
20 horas - Concerto com a Orquestra Sinfônica B e classe de regência do festival, no Expogramado
Sexta-feira, dia 2
8 horas - Concertos itinerantes com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, em hotéis e pontos turísticos de Gramado
10 horas - Conhecendo o festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Banda Sinfônica, no Expogramado
14 horas - Conhecendo o festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Orquestra Sinfônica A e Camerata de Violões, na Escola Senador Salgado Filho
17 horas - Concerto com o grupo Nani Celloquartet, da Alemanha, na Rua Coberta
18 horas - Concerto com o Quinteto Acauã, da Bahia, no Expogramado
19 horas - Intervalo musical com o Grupo NewChoro do Ceará, no Expogramado
20 horas - Concerto com a Banda Sinfônica do Festival, no Expogramado
Sábado, dia 3
8 horas - Concertos itinerantes com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, em hotéis e pontos turísticos de Gramado
11 horas - Concerto com a Camerata de Violões e Coral do Festival, na Rua Coberta
14 horas - Recital com as Classes de Sopro e Percussão, na Rua Coberta
18 horas - Concerto de encerramento com a Orquestra Sinfônica A do Festival, no Expogramado
22 horas - Festa de encerramento com a Big Band do Festival, no Vita Boulevard