COM HOMENAGENS E DISCURSOS
Gramado in Concert encerra com apresentação de 90 alunos de orquestra e divulga data do evento de 2025
Última atração foi marcada por concerto e entrega do troféu Cosmos a compositor de São Paulo
Última atualização: 05/02/2024 12:35
A décima edição do Gramado in Concert chegou ao fim no sábado (3). E as últimas atrações do evento foram marcadas por emoção e homenagens. Com grande qualidade musical, os mais de 90 alunos que integraram a Orquestra A do Festival se apresentaram no pavilhão 3 do Expogramado.
Sob a regência do maestro Cláudio Cruz, o concerto teve a estreia de Vozes da Amazônia, do paulista Fernando da Silva Brito, vencedor do concurso de composição erudita. Após a mostra da obra, o representante recebeu o troféu Cosmos.
Homenagens
O evento de encerramento foi marcado por homenagens. O diretor artístico Allan John Lino recebeu da Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA) o prêmio “Aplauso”, que é outorgado a uma pessoa de destaque em benefício da cultura musical de Gramado.
Os grupos de câmara Acauã, da Bahia, Zahir, de São Paulo, e Aukan, do Chile, receberam uma placa de agradecimento da organização do evento. Também foi homenageado o colaborador Fabiano Viccini, que trabalhou nas nove primeiras edições do festival e sofreu um acidente doméstico no último ano.
Confirmada 11ª edição
A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, anunciou a data do 11° Gramado in Concert. O evento está programado para ocorrer de 7 a 15 de fevereiro de 2025. Para Rosa Helena, a décima edição superou todas as expectativas. “Música é alimento para a alma. O público não consome música erudita porque não existe oferta e o Gramado in Concert democratiza o acesso”, afirma.
O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, destaca o potencial de crescimento do evento. “Tem potencial para ser um dos maiores eventos de Gramado e, na área de música, ser um dos maiores do Brasil”, conclui.
Diversão junto de personagem
Outra mostra do talento dos alunos foi o concerto com a Banda Sinfônica do Festival, que ocorreu na noite de sexta-feira (3), no Pavilhão 3 do Expo. Vibrante, a apresentação reuniu mais de 70 estudantes. Sob regência do maestro Leandro Serafim, um repertório repleto de obras intensas garantiu momentos de emoção para o público.
Em tom bem-humorado, o concerto contou com a participação do maestro Cosminho, personagem que divulga o evento nos concertos itinerantes em hotéis e recebe o público no Expogramado. Acompanhado pelo Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, Cosminho “invadiu” o palco, requisitando o direito de reger a banda.
O maestro Leandro Serafim deu a oportunidade ao personagem, mas o resultado foi catastrófico e levou o público às gargalhadas. Para finalizar, a banda tocou o tradicional “Parabéns pra Você” pelos 10 anos do festival.
Lar de idosas
Um dos momentos de grande emoção foi a apresentação da Orquestra Amare, de Matozinhos, Minas Gerais, no Lar de Idosas Maria de Nazaré, que ocorreu na manhã de sábado (3). O grupo mineiro, que integra os projetos socioculturais da Fundação Dirce Figueiredo, tocou com o coração.
Ao todo, em 2024, o festival promoveu dez concertos de orquestras, bandas e corais, 14 concertos de grupos de câmara, dez concertos itinerantes em hotéis, pontos turísticos, hospital e lar de idosas e sete intervalos musicais, além de dez ações formativas para o público e de recitais com alunos e professores. Toda a programação foi inteiramente gratuita ao público.