O secretário de Turismo do RS em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, reforçam que o turismo na cidade não foi impactado pelas recentes movimentações de terra, deslizamentos e queda de prédio que aconteceram.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
“Apesar dos eventos climáticos que ocorreram nessa cidade, como, aliás, ocorre em qualquer cidade do Brasil, Gramado sofreu, mas o importante que nós precisamos dizer é que os atrativos turísticos estão preservados“, afirmou o secretário.
- GRAMADO: Saiba o que disse engenheiro responsável por projeto de reforço estrutural sobre queda de prédio
- GRAMADO: Perguntas e respostas para entender o que está acontecendo; atividades turísticas estão mantidas
- GRAMADO: O que as equipes técnicas falam sobre liberação das áreas interditadas
- GRAMADO: Secretário de Turismo do RS afirma que “pontos turísticos seguem abertos normalmente”
- GRAMADO: Após prédio desabar, moradores buscam informações sobre situação de risco; “preocupado com o bairro lá embaixo”
- GRAMADO: Entidade destaca que turismo não será afetado após forte chuva e desabamento de prédio
Rodriguez destaca que, apesar da situação, os restaurantes e hotéis da cidade seguem abertos. “Gramado está apta a receber todo e qualquer turista que queira para cá se deslocar, que o que houve aqui não afetou os principais ativos turísticos e principalmente o acolhimento que Gramado tem ao turista”, ressalta.
A continuidade da programação da 38ª edição do Natal Luz também foi confirmada pela Secretaria Estadual do Turismo. Segundo a pasta, as principais vias de acesso à cidade já foram liberadas e a área central não foi atingida.
Fortalecendo o discurso do secretário, Tissot afirma que a cidade segue aberta aos turistas e que está movimentada. “A cidade de Gramado continua alegre, continua com o seu povo acolhedor, as flores continuam na cidade apesar da chuva. A limpeza da cidade é uma característica e a segurança é total”, expõe.
- VÍDEO: Imagens de drone mostram escombros de prédio que desabou em Gramado
- Veja o antes e o depois do prédio de luxo que desabou após movimentação de terra; vídeos
O prefeito salienta que a prefeitura está focada em resolver os problemas causados pelas chuvas, mas que, dentro do possível, a situação está controlada. “Estamos buscando projetos, com geólogos de todas as partes do Rio Grande do Sul, e alguns de fora do Estado, para nos dar exatamente as ideias e os caminhos que devemos tomar”, relata. “A prefeitura está agindo rapidamente para poder dar essa tranquilidade para a nossa população.”
Conforme ele, as famílias que precisaram deixar suas casas foram ou para residências de amigos e familiares, ou estão alojadas nos abrigos organizados pela prefeitura. Tissot afirma que todas estão sendo assistidas e estão em segurança, mas que a administração trabalha para que elas possam retornar aos seus lares quanto antes.
- Donos terão prejuízo milionário; veja quanto valia um apartamento no prédio que desabou
- Apesar dos escombros de prédio não terem atingido bairro, região não está segura; veja o que diz morador
- “Não tenho nada a declarar”, diz sindico de prédio que desabou na Serra gaúcha
“O governo do Estado tem plena confiança na Defesa Civil e na gestão do município de Gramado, que responsavelmente tomou todas as providências e nós temos hoje essa cidade preservada, apta e acolhedora para receber todos os turistas do Brasil e internacionalmente”, conclui o secretário.
Assista ao vídeo
LEIA TAMBÉM