AÇÕES EMERGENCIAIS

GRAMADO: Entenda as obras necessárias para que mais moradores de bairro evacuado possam voltar para casa

Estimativa é que as primeiras etapas sejam concluídas em até um mês

Publicado em: 01/12/2023 13:51
Última atualização: 01/12/2023 15:59

Enquanto cerca de 80 famílias do bairro Três Pinheiros, em Gramado, já podem retornar para casa, outras 30 precisam aguardar que obras emergenciais sejam concluídas. Após evacuação por risco de deslizamentos de terra, um laudo técnico entregue à Prefeitura dividiu o local em três áreas de risco.

Obras emergenciais iniciaram na quinta-feira (30)Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Obras emergenciais iniciaram na quinta-feira (30)Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Obras emergenciais iniciaram na quinta-feira (30)Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Para que as edificações que estão na parte amarela, considerada de risco moderado de danos, possam ser liberadas para ocupação, ações de contenção precisam ser realizadas. Na manhã da quinta-feira (30), equipes terceirizadas contratadas pelo Executivo começaram os trabalhos.

Quem vai acompanhar as execuções é o secretário de Obras e Agricultura da cidade, Rafael Ronsoni. Ele cita que, basicamente, três frentes serão realizadas: reforço da estrutura da perimetral, na Estrada da Pedreira, drenagem e corte de árvores - na parte do bairro Planalto. A estimativa é que leve entre 20 e 30 para dias para conclusão dessas etapas iniciais.

Petrimetral

Parte do bairro Três Pinheiros continua interditado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

As medidas de estabilização temporária compõem o escoramento da estrutura da perimetral, que rachou, com o chamado pela Prefeitura de aterro pétreo. Com as fissuras, há um risco iminente de rompimento e, com isso, prejuízos às casas que ficam nas margens da via. O Executivo afirma que está sendo realizado um aterro com pedras junto à base da estrutura, que cobrirá integralmente a parte inferior e parcialmente a superior.

Na estrada também será instalado um pluviômetro, instrumento utilizado para coletar e medir o volume de chuva.

As árvores de grande porte que ficam acima da estrutura da perimetral serão removidas. O intuito é diminuir o risco de que elas tombem e causem danos às casas. Segundo o Executivo, a etapa inicial compreenderá todas as que estão situadas em uma faixa de até dez metros do topo da estrutura da estrada.

Drenagem

Ações de drenagem serão realizadas na Rua Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto, onde o prédio Ana Carolina desmoronou e as casas do condomínio Don Felipe foram interditadas. A Prefeitura diz que criará um canal temporário para o escoamento da água do morro, interditando o atual bueiro existente no final da via. Ainda, haverá a instalação e monitoramento de marcos de deslocamento no topo da ruptura, ou seja, das rachaduras.

Expectativa para voltar para casa

Omar aguarda obras para poder voltar para casa Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Para quem está fora de casa, as obras são aguardadas. É o caso do Omar Cardoso, de 73 anos, que possui a residência na área classificada como de médio risco. “A gente não imagina que vai acontecer uma coisa dessas, mas é bom saber que já estão trabalhando”, salienta. “A gente tem que esperar agora. Ouvir o que os técnicos falam e ter calma”, afirma.

Retorno das aulas no bairro

Conforme a Prefeitura, os alunos da Pedro Zucolotto devem retornar às aulas na escola na próxima semana, mas ainda não há uma data definida. Por enquanto, as salas de contraturno escolar no ginásio da Vila Olímpica, no bairro Várzea Grande, estão sendo utilizadas pelos estudantes.

Laudo técnico determinou as áreas de risco no bairro

Mapa do bairro Três Pinheiros, conforme classificação de risco Foto: GES

Locais de baixo risco de danos (área verde no mapa): compreende 81 edificações no bairro Três Pinheiros e duas edificações no bairro Planalto. Famílias dessa área podem retornar às casas;

Locais de risco moderado de danos (área amarela no mapa): compreende 30 edificações do bairro Três Pinheiros. Famílias dessa área retornam para as residências após obras realizadas pela Prefeitura;

Locais de risco elevado de dano (área vermelha no mapa): todo loteamento Don Felipe, uma edificação no bairro Planalto e 15 edificações no bairro Três Pinheiros. Famílias dessas áreas ainda não têm previsão de retorno.

A Prefeitura destaca que, a qualquer momento, poderá ser solicitada nova evacuação, caso sejam identificados indícios de ruptura iminente ou sejam atingidos os limites pluviométricos definidos para o monitoramento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas