A PARTIR DE 4 DE NOVEMBRO

Gramado emite decreto que proíbe abordagens e panfletagens externas para captação de clientes; entenda

Prefeitura afirma que, somente em outubro, mais de 6 mil reclamações de pessoas que dizem ter sido coagidas e constrangidas foram registradas

Publicado em: 20/10/2023 16:38
Última atualização: 20/10/2023 16:49

A partir do dia 4 de novembro, será proibido qualquer tipo de publicidade volante em Gramado. O decreto emitido pela Prefeitura, nesta sexta-feira (20), aponta que a captação de clientes para estabelecimentos ou atividades, de qualquer ramo, só poderá ser explorada nas áreas internas do estabelecimento. Será vedada a utilização de recuos de calçadas, por exemplo, e áreas externas. Nas ruas já havia a proibição desde o ano passado. 

Prefeitura proíbe abordagens em espaços externos de Gramado Foto: PMG/Divulgação
Conforme o Executivo, as novas determinações contra as abordagens e panfletagens foram assinadas de forma emergencial por causa do grande número de reclamações e denúncias recebidas pelo Município.

“Somente em outubro, foram mais de 6 mil reclamações nas redes sociais e oito Fala Cidadãos registrados por pessoas que dizem ter sido coagidas e constrangidas, além de turistas que relatam não querer voltar ao município devido às abordagens”, destaca a procuradora-geral de Gramado, Mariana Melara Reis.

“Somos uma cidade diferenciada, que foi construída durante muitos anos para proporcionar a melhor experiência aos visitantes. Continuaremos coibindo as abordagens irregulares porque elas não condizem com a cultura de bem receber que construímos ao longo dos anos”, aponta o secretário de Planejamento, Urbanismo e Publicidade da cidade, Rafael Bazzan.

Ainda segundo a Prefeitura, a mudança foi discutida em reunião que contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Publicidade e Propaganda de Gramado (Comprug), Marco Tondolo, empresários e representantes da Abrasel e Sindtur.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas