RECONHECIMENTOS

Gramado e ex-prefeito são homenageados na Assembleia Legislativa do Estado

70 anos da cidade e entrega da medalha Mérito Farroupilha marcaram comemorações

Publicado em: 17/12/2024 19:06
Última atualização: 17/12/2024 19:06

Gramado e o ex-prefeito Pedro Bertolucci foram homenageados na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (17).  Enquanto que a cidade foi reconhecida por suas sete décadas de história, o atual empresário recebeu a Medalha Mérito Farroupilha.

Gramado e o ex-prefeito Pedro Bertolucci são homenageados na Assembleia Legislativa Foto: PMG/Divulgação

Os 70 anos de emancipação política da cidade da Serra gaúcha foram tema do Grande Expediente da sessão plenária, por iniciativa do deputado Joel Wilhelm (PP). “Crescimento, desenvolvimento, criatividade, empreendedorismo, entre tantas outras características, tornaram Gramado exemplo de primeiro mundo dentro do Brasil”, disse Wilhelm. 

LEIA TAMBÉM: Gramado e Nova Petrópolis são destaques em reportagem de jornal norte-americano; confira

Na homenagem ele ressaltou a origem da cidade e seu charme, e mencionou seu destaque nas áreas do turismo, cultura, empreendedorismo e agricultura. "O Natal Luz e o Festival de Cinema são atrações expressivas no município serrano, que se destacam em nível nacional e mundial", acrescenta.

O parlamentar enalteceu a cidade, frisando que se consolidou como um dos destinos turísticos mais procurados e apaixonantes do Brasil. “Crescimento, desenvolvimento, criatividade, empreendedorismo, multicultural, entre tantas outras características, tornaram Gramado exemplo de primeiro mundo dentro do Brasil”.

Wilhelm citou a origem do município, lembrando da época em que era habitada por índios kaingangs, como ocorria na maior parte da Serra gaúcha, sendo que já nos séculos 18 e 19 a região de Gramado era desbravada pelos descendentes de açorianos. Também mencionou que a forte influência de alemães e italianos reflete no cotidiano da cidade, seja na arquitetura, na culinária ou diretamente na cultura.

VEJA AINDA: Estrada da Linha 28 é bloqueada em Gramado por queda de barreira

“Não é por acaso que ouvimos por aí: A Europa brasileira. Sim, há esse charme e encanto nas ruas de Gramado. Mas Gramado não é Europa. Gramado é Brasil. Gramado é Rio Grande do Sul. E Gramado nos enche de orgulho”, comemorou. Wilhelm comentou também que Gramado é sinônimo de adjetivos positivos, como maravilhosa, aconchegante, receptiva, limpa, acolhedora, entre outros.

O deputado recordou que a população do Quinto Distrito de Taquara cresceu “e naturalmente veio o desenvolvimento”. Citou o surgimento da primeira capela, escola e hospital. Ainda citou as primeiras empresas: Artesanato Accorsi, Casa Comercial Dalle Molle, Doces Masotti, Farmácia Galeno, Moinho Bisol, Transportes Floresta, Vinhos Perini, entre tantas outras, bem como os primeiros hotéis, Bertolucci, Fisch, Candiago, Sperb, Casagrande e o Parque Hotel, que foi inaugurado em 1939.

“Em meio ao progresso, veio a Segunda Guerra Mundial e com ela a estagnação econômica. Logo depois, em 1952 Horst Volk e Euzébio Balzaretti e a indústria de calçados Princesinha, que depois virou Ortopé, projetaram o desenvolvimento de Gramado. A consequência natural foi se emancipar de Taquara."

Presença de Gramado

O prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi, a procuradora-Geral do município, Mariana Melara Reis, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o secretário de Turismo, Ricardo Reginato e o secretário de Inovação, Ike Koetz, estiveram presentes no ato.

SAIBA MAIS: NOVA PETRÓPOLIS: Entidades solicitam intervenção e estudos estruturais com urgência na BR-116; entenda

“É um orgulho muito grande, como prefeito e cidadão gramadense, receber esta distinção. Uma cidade ainda jovem, mas que serve de referência para o País e o mundo pelo seu desenvolvimento. Parabéns Gramado, parabéns à nossa comunidade”, comenta o prefeito Nestor Tissot, que recebeu a distinção pelo município.

Homenagem a ex-prefeito

Já o ex-prefeito de Gramado e empresário, Pedro Henrique Bertolucci (PP), 79 anos, foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha. A honraria foi entregue, com autoria do deputado estadual, Frederico Antunes (PP).

Ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci recebe Medalha do Mérito Farroupilha Foto: Sandro Seewald/Divulgação

A distinção é a mais alta condecoração concedida pelo parlamento gaúcho sendo destinada às personalidades que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio Grande do Sul. Bertolucci recebeu o Mérito Farroupilha em razão dos relevantes serviços prestados a Gramado, tornando a cidade em um dos principais destinos turísticos do Brasil.

NÃO PERCA: Museu do Trem de Gramado reinaugura com valorização da história ferroviária

“Pedro nos mostra, na prática, que desenvolvimento econômico e prosperidade social não só podem como devem trilhar um mesmo caminho”, declarou Antunes. “Pelo que conquistou concretamente, por sua responsabilidade direta na prosperidade da cidade de Gramado, da Região das Hortênsias, pela riqueza que gerou e compartilhou com tantas famílias. Por tudo isso, mas sobretudo por nos mostrar que sua forma de agir traz prosperidade às pessoas é que prestamos esta homenagem’, ressalta o parlamentar.

Também conhecido como Pedro Bala, Bertolucci foi quatro vezes prefeito de Gramado e administrou a cidade por 18 anos. É considerado um visionário, em especial na área do turismo. Enquanto gestor de Gramado, ele foi o responsável pela criação de eventos exponenciais como o Natal Luz e a Festa da Colônia.

“Assumimos uma cidade há tempos que vivia e dependia de uma fábrica de sapatos. Procuramos encontrar um novo destino para Gramado, que neste ano deve receber 8 milhões de turistas. A obra física é a melhor de um administrador público. Mas abrimos esse caminho novo, esse é o maior legado que deixei. Essa medalha pertence um pouquinho a cada um dos homens e mulheres que lutaram e sonharam conosco”, agradeceu.

Na iniciativa privada, Bertolucci está na vanguarda. O empresário idealizou e administra o Parque Olivas de Gramado, único empreendimento dedicado ao olivoturismo no País e um dos maiores do mundo. 

 

Os 70 anos de emancipação político-administrativa do município de Gramado foram tema do Grande Expediente da sessão plenária, nesta quarta-feira (17), por iniciativa do deputado Joel Wilhelm (PP). Na homenagem ele ressaltou a origem da cidade e seu charme, e mencionou seu destaque nas áreas do turismo, cultura, empreendedorismo e agricultura. "O Natal Luz e o Festival de Cinema são atrações expressivas no município serrano, que se destacam em nível nacional e mundial", acrescentou

 

O parlamentar enalteceu a cidade, frisando que se consolidou como um dos destinos turísticos mais procurados e apaixonantes do Brasil. “Crescimento, desenvolvimento, criatividade, empreendedorismo, multicultural, entre tantas outras características, tornaram Gramado exemplo de primeiro mundo dentro do Brasil”. Wilhelm citou a origem do município, lembrando da época em que era habitada por índios caingangues, como ocorria na maior parte da Serra gaúcha, sendo que já nos séculos 18 e 19 a região de Gramado era desbravada pelos descendentes de açorianos. Também mencionou que a forte influência de alemães e italianos reflete no cotidiano da cidade, seja na arquitetura, na culinária ou diretamente na cultura. “Não é por acaso que ouvimos por aí: A Europa brasileira. Sim, há esse charme e encanto nas ruas de Gramado. Mas Gramado não é Europa. Gramado é Brasil. Gramado é Rio Grande do Sul. E Gramado nos enche de orgulho”, comemorou. Wilhelm comentou também que Gramado é sinônimo de adjetivos positivos, como maravilhosa, aconchegante, receptiva, limpa, acolhedora, entre outros.


O deputado recordou que a população do Quinto Distrito de Taquara cresceu “e naturalmente veio o desenvolvimento”. Citou o surgimento da primeira capela, escola e hospital. Ainda citou as primeiras empresas: Artesanato Accorsi, Casa Comercial Dalle Molle, Doces Masotti, Farmácia Galeno, Moinho Bisol, Transportes Floresta, Vinhos Perini, entre tantas outras, bem como os primeiros hotéis, Bertolucci, Fisch, Candiago, Sperb, Casagrande e o Parque Hotel, que foi inaugurado em 1939. “Em meio ao progresso, veio a Segunda Guerra Mundial e com ela a estagnação econômica. Logo depois, em 1952 Horst Volk e Euzébio Balzaretti e a indústria de calçados Princesinha, que depois virou Ortopé, projetaram o desenvolvimento de Gramado. A consequência natural foi se emancipar de Taquara”. A comissão emancipadora foi liderada por Walter Bertolucci, que se tornou o primeiro prefeito, em 1955. “E a beleza natural de Gramado inspirou o primeiro grande evento regional e o início do turismo: A Festa das Hortênsias”, rememorou o deputado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas