abc+

ECONOMIA

Gramado e Canela estão à espera de turistas neste feriadão

Período é considerado "Dia D" da retomada econômica nos municípios

Mônica Pereira
Publicado em: 30/05/2024 às 18h:56 Última atualização: 30/05/2024 às 18h:56
Publicidade

Previsão de frio e tempo firme para os próximos dias é esperança de aumento no fluxo de turistas na Região das Hortênsias. O feriado de Corpus Christi é considerado o “Dia D” da retomada econômica em Gramado e Canela, com empreendimentos abertos e à espera dos visitantes.

Previsão é de tempo firme para os próximos dias, o que pode fomentar a presença de turistas



Previsão é de tempo firme para os próximos dias, o que pode fomentar a presença de turistas

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Hotelaria

A maior rede de hotéis da região, a Laghetto, informa que todos as 14 unidades de Gramado e Canela estão em operação. Nas duas cidades, a ocupação média do mês ficou em torno de 14%, já para o feriadão deve ser de 50%.

A diretora de Vendas e Marketing da rede, Cristiane Mors, pondera que a empresa continua realizando ações solidárias. Foram mais de 1,2 mil diárias cedidas em hotéis no Estado para quem estava atuando em resgates e ações de voluntariado.

Gastronomia

O presidente da Abrasel Hortênsias, Marcelo Wazlawick, afirma que a expectativa do feriadão não é a mesma de anos anteriores, mas que a grande maioria dos restaurantes está em pleno funcionamento e pronta para receber os turistas, inclusive, com promoções para atrair o turismo interno.

Em termos de reivindicações para o setor, há solicitação de programas de auxílio governamental. “Os empresários têm buscado apoio da Abrasel para sensibilizar o governo a respeito de prazos de impostos, incentivos para desoneração da folha de pagamento e criação imediata de linhas de crédito”, ressalta.

Restaurante voltando às atividades em Gramado



Restaurante voltando às atividades em Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O restaurante Divino foi um dos empreendimentos que optou por entrar em férias coletivas e, até o momento, nenhum funcionário foi demitido, conforme o gerente do local, Eraldo de Lima Lira. Segundo ele, para o feriadão, a “expectativa é a melhor possível”. “Abrimos na quarta à noite e foi maravilhoso o movimento, com uma ocupação boa. Esperança é grande que tudo melhore, sabemos da dificuldade, mas vai melhorar”, argumenta.

Escolha pela cidade

Casal optou por passar o feriadão na região



Casal optou por passar o feriadão na região

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O casal Deise Micaela Freitag e Guilherme Felipe Barcellos, ambos com 25 anos, vão aproveitar o feriado em Gramado. A enfermeira e o analista de sistemas chegaram na noite da quarta-feira, dia 29, e ficarão até o sábado, dia 1º.

Deise tinha uma viagem marcada para Buenos Aires, mas foi cancelada por causa do fechamento do aeroporto Salgado Filho.

Ela saiu de Lajeado e foi até Caxias do Sul para encontrar Guilherme e os dois seguiram de carro até a Região das Hortênsias. O trajeto pela Rota do Sol requer cuidados dos motoristas. “Está friozinho, bom para vir. Pela logística, também era o local de mais fácil acesso”, atesta a enfermeira.

União de todos

Desde a quinta-feira (23), Gramado conta com um Comitê de Retomada Socioeconômica. Empresários e representantes de entidades da cidade e da região entregaram ao prefeito Nestor Tissot uma proposta de apoio ao poder público.

O secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, explica que mais de dez encontros foram realizados desde a criação do comitê de retomada, alinhando pautas prioritárias com diferentes setores da cidade.

“Estamos em articulação com o Ministério do Turismo e Embratur para trabalhar na promoção turística do destino de forma nacional e internacional, principalmente no Mercosul”, destaca Ricardo, adiantando que há interlocuções constantes também com o governo do Estado para levar demandas do setor local.
A expectativa é pela vinda do ministro do Turismo para a região na próxima semana. A viagem foi informada pelo próprio Celso Sabino em reunião com autoridades e trade.

“Vamos fazer do turismo a atividade econômica que vai puxar as demais atividades para a reconstrução do Rio Grande do Sul”, reforçou o ministro, durante videoconferência com o governador Eduardo Leite.

Entre as medidas já iniciadas pelo MTur está a disponibilização de R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), voltados à concessão de financiamentos com condições especiais a atividades turísticas prejudicadas. Do total, R$ 100 milhões foram repassados, e o valor restante será aportado conforme o avanço das contratações.

“Precisamos trabalhar juntos”

Secretários de Turismo da região se reuniram para discutir medidas para driblar a crise. O encontro foi liderado pelo secretário de Canela, Gilmar Ferreira, e contou com a participação de representantes das cidades de Ametista do Sul, São Miguel das Missões, Gramado, Torres, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Flores da Cunha e Bento Gonçalves.

Na oportunidade, foi definido o slogan: “Não cancele, não remarque, venha”. “Precisamos trabalhar juntos para superar os desafios e mostrar que estamos preparados para receber os turistas com segurança e hospitalidade. Nosso novo slogan reflete esse compromisso”, declara.

Segundo o secretário, a união de esforços entre as cidades marca um novo capítulo na promoção do turismo no Rio Grande do Sul, visando não apenas a recuperação do setor, mas também a construção de um futuro próspero e integrado.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade