MAIS UM
Gramado deve receber título de Capital Nacional do Cinema
Município da Serra gaúcha também possui reconhecimento de Capital Nacional do Chocolate Artesanal
Última atualização: 15/12/2023 10:26
Gramado, na Serra gaúcha, deve receber mais um título em nível nacional. Além de ser considerada a Capital Nacional do Chocolate Artesanal, um projeto de lei deve reconhecer o município como Capital Nacional do Cinema.
Referência na sétima arte com a realização ininterrupta do Festival de Cinema de Gramado há mais de 50 anos - desde 1973 -, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (13), o projeto de lei 5030/2023, de autoria do deputado federal Afonso Hamm.
Na proposição, concede o título de Capital Nacional do Cinema. O relator da proposta, deputado Júlio Arcoverde, apresentou parecer favorável à medida. Agora, o texto segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A concessão ocorre na semana em que a cidade celebra 69 anos, como destaca a presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, Rosa Helena Volk. “Hoje completamos 69 anos de história aqui em Gramado. Estamos muito contentes em anunciar que passamos a ser a Capital Nacional do Cinema. Para nós, é motivo de muito orgulho, e dá início às celebrações para as sete décadas do nosso município, em 2024”, diz.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, agradeceu ao deputado pela parceria com o município. “Esse título reconhece a importância dos eventos culturais como propulsor da economia e turismo da nossa cidade. Agradeço ao deputado Hamm pela autoria do projeto de lei que muito nos honra”, afirma.
O Festival de Gramado já possui o título de Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul desde 2006. O Kikito, símbolo máximo do evento, é, desde o ano passado, Patrimônio Cultural de Gramado, como um dos símbolos da cultura nacional e reconhecidamente o prêmio máximo do cinema no País.
O 52º Festival de Cinema de Gramado está previsto para ocorrer entre os dias 9 e 17 de agosto de 2024.